CARLOS SANTOS (PSD, BUSTOS) RENUNCIA
A Assembleia de freguesia de 29 dezembro abordou todos os itens constantes na convocatória, mas foram poucos os bustuenses que a ela assistiram, apenas cinco deixaram o aconchego dos seus lares para saber como se vão conjugando as políticas que a todos dizem respeito. Dos presentes destacamos: Dr. Manuel Nunes; o Presidente da Assembleia da Junta de Freguesia da Mamarrosa; e Olegário Silva, correspondente do Jornal Bairrada. Contudo, se a habitual ausência de público não é notícia, o mesmo não se pode dizer dos membros da Assembleia, provavelmente por justificável impedimento. Ainda que, Carlos Santos, deputado eleito pelo PSD, tenha mandado carta de renúncia de mandato.
No assunto antes da ordem do dia, e concernente às atividades da Junta de Freguesia, a deputada Regina Alves pediu esclarecimentos ao presidente sobre os lavadouros públicos, nomeadamente o da Póvoa de Bustos devido ao avançado estado de degradação e por ser um dos poucos que ainda é procurado; sobre o estacionamentos de reboques na avenida S. Lourenço. No último caso, se haveria queixas apresentadas pelos moradores. A mesma deputada acabaria, mais tarde, por se abster aquando da votação do orçamento de 2012, devido à discordância sobre algumas verbas atribuídas.
O deputado Manuel Pereira referiu o estado de degradação de algumas ruas, da iluminação pública, na perigosidade do pontão que liga Bustos ao Tabuaço onde já houve vários acidentes. Sugeriu que a Junta exercesse mais pressão, nomeadamente na sinalização e obras a fim de evitar, ou diminuir a sinistralidade. O assunto já tem sido preocupação há muitos anos, desde o tempo do antigo vereador das obras António Mota. Referiu também, que a compra do Cine Bustos, embora prioritária, depende exclusivamente da vontade dos seus proprietários, os quais tem oferecido muita resistência. Referiu ainda que, no seu mandato, a Câmara ofereceu 200 000 €, mas a proposta foi rejeitada.
NASCENTE NA RUA Dr. MANUEL DOS SANTOS PATO
O deputado Manuel Romão, pediu esclarecimentos sobre alguns assuntos, por exemplo, o bairro económico, sobre a nascente de água na estrada Dr. Manuel Santos Pato, junto à a casa de Manuel Pires, assunto a exigir atenção e solução rápida; sobre a situação da compra do terreno da Sr.ª D. Lila Oliveira, a falta de iluminação na Rua das Indústrias, e sobre a nova reforma administrativa, acrescentando, que nenhuma outra freguesia, nem sequer a Palhaça, vila da sua preferência, queria a agregação de Bustos.
JOÃO PEDREIRAS (PS) COM PROPOSTAS PARA O CENTRO
João Pedreiras, deputado do PS, falou no centro de Bustos e do seu abandono e apresentou algumas propostas fundamentadas para o requalificar, único espaço com história na freguesia, entre as quais: uma feira semanal de rua, na avenida S. Lourenço, a compra do antigo cinema para o converter num centro cultural e, desde modo, dar à freguesia a vida cultural que outrora teve.
O Presidente da Junta de Freguesia, Dr. Duarte Novo, não se esquivou às perguntas e foi esclarecendo os deputados sobre as questões que estes levantaram. Assim, referiu que o lavadouro da Póvoa e do Cabeço têm vindo a ser sujeitos a obras de restauro. ou outros, porque já são pouco utilizados, exigem apenas obras de manutenção.
RECLAMAÇÕES SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA PRESSIONAM A ADRA
E … CÂMARA MUNICIPAL NÃO TEM TÉCNICOS? ...
Referiu que tem tecido muitas reclamações sobre a qualidade da água, mas, apesar de ter pressionado a ADRA, esta não tem feito e alega não ter verbas suficientes. Prometeu colocar um novo filtro, capaz de melhorar a qualidade da água. informou também que as obras de saneamento por acabar assim permanecerão até que as empresas as decidam acabar. Em relação ao bairro económico, a burocracia foi trapassada, mas a Câmara Municipal alega não ter técnicos para desbloquear a situação. A posição da Câmara foi ouvida com ironia. Anunciou verbas a atribuir a todas as associações, assim como uma verba para a possível compra do edifício dos CTT e para avançar com as obras do Bairro económico.
REFORMA ADMINISTRATIVA – POR CÁ,TUDO NA MESMA, se …
A boa notícia chegou com a informação que a reforma local nada vai alterar em relação ao concelho, mas deixou um aviso, também reiterado pela Presidente da Assembleia, Enfermeira Aúrea Nunes, pode haver uma reviravolta que invalide a decisão anterior. É preciso, por isso, estar sempre atentos e vigilantes aos políticos com poder de decisão (pouca) que nos calharam em sorte.
O problema dos CTT ainda aguarda resolução, com agenda marcada para o início de 2012. Acrescentou que, para reduzir custos, tem intenção de pedir uma funcionária habilitada que se encontre desempregada.
ANTERO PIRES AIRES FAZ DOAÇÃO
Foi colocada à assembleia, uma proposta de doação de um terreno, de Antero Pires Aires, atrás das estufas do Sr. Jorge Humberto Reis Pedreiras, com vista a um futuro parque de lazer. A proposta foi aceite e acordada a colocação de uma placa de agradecimento ao doador.
INTERVENÇÃO DO PÚBLICO
No espaço reservado à intervenção do púbico, Carlos Figueira falou no trânsito pesado, nas pouco bem feitas obras da Câmara, precisando, por isso, a junta de freguesia de fiscalizar as obras. Aludiu à continuada falta de investimento em Bustos, que mais parece por falta de vontade política.
A finalizar, seguiu-se a intervenção do Dr. Manuel Nunes, o qual pediu mais determinação ao Presidente para continuar a exigir promessas não cumpridas e a lutar pelo progresso da freguesia. Aconselhou-o a persistir, visto que só assim poderia, mais tarde, provar com documentos, que os projetos tinham sido elaborados, mas o executivo nada fizera para os executar.
Sugeriu a construção de passeios no lado nascente da entrada de Bustos (junto ao IPSB), ressarcindo as doações dos proprietários com a construção de muros, com a ajuda do executivo. Sugeriu à Junta de Freguesia que se empenhasse na requalificação da Avenida S. Lourenço, da rua do Depósito da Água e na rua que dá acesso ao Parque da Junta.
Feliz ano para os Bustuenses e amigos do Blogue.
___________________
Fora de texto: Estação dos Correios - ironia da história, a Câmara municipal compra aos CTT o que Bustos ofereceu. (Nota do editor)