31 de dezembro de 2011

Plano de Gestão das Bacias Hidrográficas dos Rios Vouga, Mondego e Lis - Consulta Pública (26 de Outubro 2011 a 26 de Abril de 2012)

copiado daqui


Plano de Gestão das Bacias Hidrográficas dos Rios Vouga, Mondego e Lis - Consulta Pública

A ARH do Centro, IP informa que se encontra em período de consulta pública a versão proposta do Plano de Gestão das Bacias Hidrográficas dos Rios Vouga, Mondego e Lis integradas na Região Hidrográfica 4 (PGBH do VML).
Estão já disponíveis para consulta os documentos relativos ao Relatório Técnico e Resumo Não Técnico do PGBH dos Rios Vouga, Mondego e Lis.

O período de consulta pública terá uma duração de 6 meses (26 de Outubro 2011 a 26 de Abril de 2012), durante o qual os documentos poderão ser acedidos nos sítios de internet da ARH do Centro, do Instituto da Água, I.P., do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, bem como, em formato papel na Sede da ARH do Centro. 
Documentação ...
fim da cópia. ..........................................................................................................................................................
nota: a informação seguinte não anula a divulgação oficial.
Relatórios técnicos para efeitos de participação pública

Plano de Gestão das Bacias Hidrográficas dos rios Vouga, Mondego e Lis - Conselho da Região Hidrográfica do Centro (Nesta pasta existe um interessante mapa onde regista ser razoável a maior extensão do Estado da Massa de Água na Freguesia de Bustos)

30 de dezembro de 2011

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE BUSTOS APROVA ORÇAMENTO 2012 ... - APONTAMENTOS









CARLOS SANTOS (PSD, BUSTOS) RENUNCIA

A Assembleia de freguesia de 29 dezembro abordou todos os itens constantes na convocatória, mas foram poucos os bustuenses que a ela assistiram, apenas cinco deixaram o aconchego dos seus lares para saber como se vão conjugando as políticas que a todos dizem respeito. Dos presentes destacamos: Dr. Manuel Nunes; o Presidente da Assembleia da Junta de Freguesia da Mamarrosa; e Olegário Silva, correspondente do Jornal Bairrada. Contudo, se a habitual ausência de público não é notícia, o mesmo não se pode dizer dos membros da Assembleia, provavelmente por justificável impedimento. Ainda que, Carlos Santos, deputado eleito pelo PSD, tenha mandado carta de renúncia de mandato.   

No assunto antes da ordem do dia, e concernente às atividades da Junta de Freguesia, a  deputada Regina Alves pediu esclarecimentos ao presidente sobre  os lavadouros públicos, nomeadamente o da Póvoa de Bustos devido ao avançado estado de degradação e por ser um dos poucos que ainda é procurado; sobre o estacionamentos de reboques na avenida S. Lourenço. No último caso, se haveria queixas apresentadas pelos moradores. A mesma deputada acabaria, mais tarde, por se abster aquando da votação do orçamento de 2012, devido à discordância sobre algumas verbas atribuídas. 
O deputado Manuel Pereira referiu o estado de degradação de algumas ruas, da iluminação pública, na perigosidade do pontão que liga Bustos ao Tabuaço onde já houve vários acidentes. Sugeriu que a Junta exercesse mais pressão, nomeadamente na sinalização e obras a fim de evitar, ou diminuir a sinistralidade. O assunto já tem sido preocupação há muitos anos, desde o tempo do antigo vereador das obras António Mota. Referiu também, que a compra do Cine Bustos, embora prioritária, depende exclusivamente da vontade dos seus proprietários, os quais tem oferecido muita resistência. Referiu ainda que, no seu mandato, a Câmara ofereceu 200 000 €, mas a proposta foi rejeitada. 


NASCENTE NA RUA Dr. MANUEL DOS SANTOS PATO


O deputado Manuel Romão, pediu esclarecimentos sobre alguns assuntos, por exemplo, o bairro económico, sobre a nascente de água na estrada Dr. Manuel Santos Pato, junto à a casa de Manuel Pires, assunto a exigir atenção e solução rápida; sobre a situação da compra do terreno da Sr.ª D. Lila Oliveira, a falta de iluminação na  Rua das Indústrias, e sobre a nova reforma administrativa, acrescentando, que nenhuma outra freguesia, nem sequer a Palhaça, vila da sua preferência, queria a agregação de Bustos.


JOÃO PEDREIRAS (PS) COM PROPOSTAS PARA O CENTRO

João Pedreiras, deputado do PS, falou no centro de Bustos e do seu abandono e apresentou algumas propostas fundamentadas para o requalificar, único espaço com história na freguesia, entre as quais: uma feira semanal de rua, na avenida S. Lourenço, a compra do antigo cinema para o converter num centro cultural  e, desde modo, dar à freguesia a vida cultural que outrora teve.

O Presidente da Junta de Freguesia, Dr. Duarte Novo, não se esquivou às perguntas e foi esclarecendo os deputados sobre as questões que estes levantaram. Assim, referiu que o lavadouro da Póvoa e do Cabeço têm vindo a ser sujeitos a obras de restauro. ou outros, porque já são pouco utilizados, exigem apenas obras de manutenção.

RECLAMAÇÕES SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA PRESSIONAM A ADRA
E … CÂMARA MUNICIPAL NÃO TEM TÉCNICOS? ...

 Referiu que tem tecido muitas reclamações sobre a qualidade da água, mas, apesar de ter pressionado a ADRA, esta não tem feito e alega não ter verbas suficientes. Prometeu colocar um novo filtro, capaz de melhorar a qualidade da água. informou também que as obras de saneamento por acabar assim permanecerão até que as empresas as decidam acabar. Em relação ao bairro económico, a burocracia foi trapassada, mas a Câmara Municipal alega não ter técnicos para desbloquear a situação. A posição da Câmara foi ouvida com ironia. Anunciou verbas a atribuir a todas as associações, assim como uma verba para a possível compra do edifício dos CTT e para avançar com as obras do Bairro económico.

REFORMA ADMINISTRATIVA – POR CÁ,TUDO NA MESMA, se …

A boa notícia chegou com a informação que a reforma local nada vai alterar em relação ao concelho, mas deixou um aviso, também reiterado pela Presidente da Assembleia, Enfermeira Aúrea Nunes, pode haver uma reviravolta que invalide a decisão anterior. É preciso, por isso, estar sempre atentos e vigilantes aos políticos com poder de decisão (pouca)  que  nos calharam em sorte. 

O problema dos CTT ainda aguarda resolução, com agenda marcada para o início de 2012. Acrescentou que, para reduzir custos, tem intenção de pedir uma funcionária habilitada que se encontre desempregada. 


ANTERO PIRES AIRES FAZ DOAÇÃO

Foi colocada à assembleia, uma proposta de doação de um terreno, de Antero Pires Aires, atrás das estufas do Sr. Jorge Humberto Reis Pedreiras, com vista a um futuro parque de lazer. A proposta foi aceite e acordada  a colocação de uma placa de agradecimento ao doador. 

INTERVENÇÃO DO PÚBLICO
No espaço reservado à intervenção do púbico, Carlos Figueira falou no trânsito pesado, nas pouco bem feitas obras da Câmara, precisando, por isso, a junta de freguesia de fiscalizar as obras. Aludiu à continuada falta de investimento em Bustos, que mais parece por falta de vontade política. 
A finalizar, seguiu-se a intervenção do Dr. Manuel Nunes, o qual pediu mais determinação ao Presidente para continuar a exigir promessas não cumpridas e a lutar pelo progresso da freguesia. Aconselhou-o a persistir, visto que só assim poderia, mais tarde, provar com documentos, que os projetos tinham sido elaborados, mas o executivo nada fizera para os executar. 
Sugeriu a construção de passeios no lado nascente da entrada de Bustos (junto ao IPSB), ressarcindo as doações dos proprietários com a construção de muros, com a ajuda do executivo. Sugeriu à Junta de Freguesia que se empenhasse na requalificação da Avenida S. Lourenço, da rua do Depósito da Água e na rua que dá acesso ao Parque da Junta. 



Feliz ano para os Bustuenses e amigos do Blogue.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­___________________
Fora de texto: Estação dos Correios - ironia da história, a Câmara municipal compra aos CTT o que Bustos ofereceu. (Nota do editor)

29 de dezembro de 2011

CANADÁ - MENSAGEM DE BOAS FESTAS




Como estão os Bustoenses?
Aqui no Canadá tudo bem.
 TEM ESTA Mensagem O FIM DE VOS DESEJAR  UM Ano Novo cheio de alegria e muitas Felicidades de o vosso amigo  Álvaro Ferreira e esposa Marlene, de Sobreiro, Bustos

18 de dezembro de 2011

União Desportiva de Bustos (Seniores em dificuldade). Jantar no «DOIS TELHEIROS» angaria fundos.


«Dois Telheiros» - sábado, 17 - 20.30 horas. 
57 presenças: Junta de Freguesia, ABC de Bustos (Associação de Beneficência e Cultura de Bustos), Orfeão de Bustos, SÓBUSTOS, jogadores e antigos atletas, entre eles os craques: Acácio e Alferes.
Foi notada a ausência de alguns carolas. A população parece continuar alheada.
A Direção da UDB faltou. Que justificação?

NOVO EQUIPAMENTO EM 2012
O jantar de natal foi organizado pelo treinador Nuno Ferreira e pelo seu adjunto Nelson, que usou da palavra, agradecendo aos presentes e alguns ausentes o apoio dado neste momento.
"Não querendo entrar em quezílias com as camadas mais jovens pois tem outro tipo de apoios", esclareceu que o futebol sénior neste momento não possui por não terem sido cumpridas algumas promessas e por isso está a passar muitas dificuldades com prémios em atraso e na ajuda para o combustível.
Fez um forte apelo para não deixarem acabar a UDB.
Uma boa notícia: Em janeiro 2012, três empresas de Bustos irão oferecer um novo equipamento
Sérgio Pato

16 de dezembro de 2011

Caulinos para que te quero

Assembleia geral, da renascida das cinzas Chão Verde pelas 18 horas do dia 8 dezembro 2011.

Sessão com 23 presenças, todos bastante preocupados com a prospeção de caulinos no concelho de Oliveira do bairro e na vizinha freguesia de Nariz.

A mesa da assembleia foi presidida pelo dr. Óscar Santos secretariada pela dr. Dina Costa e por Sérgio Pato.

Dr. Óscar explanou todos os pormenores, relativamente aos dados que tinha em seu poder, juntamente com o Engenheiro Fernando Silva, o qual mostrou a sua preocupação relativamente a empresa Lagoa e Filhos que poderá fazer a prospeção dos chamados caulinos, e extração das areias

Foi solicitado ao deputado Sérgio Pelicano (PSD) que interpusesse na assembleia municipal, uma proposta para o executivo aprovar a alteração do PDM, abrangendo as zonas de prospeção. O  problema talvez ficasse resolvido,
Tudo indica que os caulinos iriam para Pombal  e Mangualde, e que a empresa  que transportaria seria  a UNIPASTA segundo informação, o ministério da Economia teria uma quota  de 1,6 milhões de euros.
 Entretanto o silêncio da camara mantem-se. Os donos dos terrenos são quase obrigados a vender senão podem ser expropriados.

Fernando Silva, disse que poderiam ser abertas crateras de 60 metros de profundidade.

O Professor Milton Costa falou nos pássaros na zona do IPSB que existem e depois desapareciam, nos milhares de toneladas de areias, para as barragens que se estão a construir …

Em Barqueiros, as populações sofreram na pele, com a extração dos chamados caulinos,
Entretanto os Dr.s Alberto Martins e  Óscar Santos  criaram uma lista de repúdio para recolha de assinaturas, por sinal bastante numerosa a enviar para o ministério da economia. Espera-se resposta breve.

Todas as propostas foram aprovadas por unanimidade, com exceção do sr. Manuel Romão que se absteve.

Entre os presentes João Pedreiras (PS), membro da Assembleia de Freguesia.

Uma providência cautelar, e a colocação de sinais de trânsito para dificultar o escoamento dos produtos foram outras soluções apresentadas na assembleia.

Nota:  A Associação Chão Verde já teve quase 500 associados.

Outras informações:
A Festa de natal das escolas no IPSB foi bastante concorrida.
Dia 16 há festa de natal  do Orfeão de Bustos
Dia 17, festa de natal ABC; e jantar da União Desportiva de Bustos Nos Dois Telheiros.
Dia 18 festa natal  SÓBUSTOS.

Sérgio Pato
____
Nota: O conteúdo completo da reclamação remetida para a Direcção-Geral de Energia e Geologia pode ser consultada ao lado, em "Secções/Outros Textos", ou directamente d' AQUI.

15 de dezembro de 2011

OS AMIGUINHOS – olá a todos!

OS AMIGUINHOS – olá a todos!
Até parece o eco de antigo pregão a anunciar a chegada do jornal das Escolas e Jardins de Infância do Corgo e da Quinta Nova.

Parece, não. É o jornal n.º 1 de Dezembro’2011 que reúne colaboração diversa da comunidade escolar onde a alegria dos «amiguinhos» está patente.

Atividades sobre a alimentação, a terceira idade, o  São Martinho e alusivas ao Natal  estão distribuídas  pelas 14 páginas em A4. 
Merece destaque a profusão de imagens e os desenhos dos  21 «amiguinhos».




De salientar a particularidade de cada página interior ter o seu patrocínio.

“Os Amiguinhos”. Poderá ser um primeiro jornal de uma série de outros.

Fica o endereço ‘criado pela Associação de Pais ..’:  OsAmiguinhos2010@gmail.com para “enviar a sua opinião… ou expor as suas dúvidas”. A Associação terá o ‘prazer de responder’ 

14 de dezembro de 2011

LOJA SOCIAL DE BUSTOS - RESUMO DE SEIS MESES DE ACTIVIDADE

A Loja Social de Bustos, inaugurada a 28 de maio de 2011, tem vindo a constituir-se como um marco de referência na ajuda a famílias carenciadas do concelho de Oliveira do Bairro, nomeadamente, das freguesias de Bustos, Mamarrosa, Oiã, Palhaça e Troviscal.

A colaboração dos oitenta e oito (88) doadores tem sido um esteio para suprir as necessidades dos trinta e quatro (34) utentes que a esta loja social têm recorrido, sobretudo nos últimos quatro meses.

Na verdade, no que aos utentes diz respeito, eles deixaram de ser utentes passivos para se tornarem, por sua vez doadores enquanto alguns doadores se tornaram utentes em regime de troca.

 Em forma de balanço, importa referir que, até ao presente, foram rececionados mais de cinco mil e quinhentos (5500) objetos, assim descriminados: vestuário, calçado, têxteis, artigos de decoração, mobílias, louça, brinquedos e material escolar e didático. Das doações recebidas já foram entregues mais de dois mil (2000) artigos.

Contudo, se atendermos ao contexto da época natalícia, os artigos de que dispomos são notoriamente insuficientes para suprir as necessidades já solicitadas. 

Assim, apelamos à generosidade dos cidadãos concelhios para doarem o que não precisam contribuindo, deste modo para agasalhar os que precisam. 
(DTL)

OLIVEIRA DO BAIRRO - SERENA: ADERCUS NO GP DA PALHAÇA


Decorreu no domingo de manhã, na vila da Palhaça, mais uma edição do Grande Prémio de Atletismo, prova na qual a ADERCUS esteve presente com a participação de atletas na maioria dos escalões. Foram alcançados vários lugares de pódio e vitórias colectivas.

Na corrida de benjamins femininos, participaram as gémeas Luana Ferreira e Ariana Ferreira, tendo sido 9ª e 25ª classificadas, respectivamente. Na prova de infantis femininos, foi alcançada a vitória colectiva, com o contributo de Beatriz Rodrigues, 2ª classificada, Sofia Borras 10ª, Nanci Lopes 12ª e Ana Alves 17ª. Ainda nos infantis, João Ferreira foi o 9º classificado, entre os masculinos.

Nos iniciados femininos, foi alcançada mais uma vitória colectiva, com o 4º lugar de Catarina Rodrigues, Inês Silva foi a 9ª e Joana Gomes a 13ª. No sector masculino, repetiu-se a vitória por equipas, com o 3º lugar de Daniel Moreira, seguido de Márcio Gouveia 11º, José Costa 15º, Micael Morado 29 e Dmytro Bondarenko 34º.

Nos juniores femininos, Rute Silva também subiu ao pódio no 2º lugar, enquanto que na corrida de juvenis e juniores masculinos, Rui Oliveira foi 28º juvenil, enquanto que nos juniores Rafael Miguel foi o 10º e Miguel Gouveia 11º.

Na prova rainha, para seniores e veteranos femininos, foi obtida mais uma vitória colectiva, com Joana Nunes a cortar a meta como 5ª classificada, seguida de Sara Carvalho 8ª e Carina Marques 10ª.

Na corrida de seniores e veteranos masculinos, Fernando Silva foi o 11º veterano 1 e Paulo Miguel o 9º veterano2.

No Sábado à noite, Carla Martinho também subiu ao pódio nas Caldas da Rainha, no 3º lugar da “Corrida p´la Vida”, que teve como vencedora a Sportinguista Clarisse Cruz, seguida pela companheira de equipa Sara Pinho.

____________________________________________________________________________________ (ADERCUS)

ADERCUS-Recer

CTT: Rua Angelino F. Rodrigues – Serena, 3770-303 Oliveira do Bairro

Tlm.: 93 2660 028 (António Mota, Presidente da Direcção); 96 6950 318 (Ricardo Esteves, Dir. Técnico); 91 8976 202 (António J. Silva, Monitor); 96 9394 665 / 91 6562 408 (Hugo Ramalho, Seccionista);

Email: adercus@hotmail.com

Página Electrónica: http://www.adercus.blogspot.com

13 de dezembro de 2011

OLIVEIRA DO BAIRRO - ARMANDO HUMBERTO (PS) "Não se avizinham tempos fáceis"..."iremos todos pagar isto através da fatura da água nos próximos anos".




Caros Amigos e Amigas,

Queria aproveitar para dar algumas notícias da política concelhia.

Os últimos tempos têm sido dominados por três assuntos: a reforma da administração local, a possível exploração de caulinos no Concelho e o orçamento para o próximo ano.

.


REFORMA DA ADMINISTRAÇÃO LOCAL – Situação pacífica, mas …

Relativamente à reforma da administração local, estamos neste momento a discutir apenas a restruturação territorial e a possível fusão/extinção de freguesias. No nosso Concelho a situação é pacífica, pois a serem mantidos os critérios avançados pelo Governo as seis freguesias irão manter-se nos moldes atuais. O que sinceramente me parece positivo. Isto contudo não significa que não tenhamos que utilizar de forma mais racional os dinheiros públicos. Não podemos continuar a duplicar investimentos, que depois ficam subaproveitados. É preciso pensar no Concelho como um todo, e distribuir os investimentos pelas diferentes freguesias, sem os duplicar, de forma a promovermos uma ocupação racional de todo o território e a garantirmos uma eficaz utilização dos dinheiros públicos.

CAULINOS – MAIS ASPETOS NEGATIVOS ...

No que diz respeito à exploração dos caulinos, não me parece que o Concelho tenha vocação para este tipo de explorações. Somos um Concelho pequeno, com povoações espalhadas por todo o território. Este tipo de explorações gera problemas ambientais significativos, seja com as crateras que ficam seja com a afetação dos recursos hídricos, gera incómodos grandes para as populações mais próximas das explorações, com as poeiras e o ruído, e coloca uma pressão grande sobre as redes viárias, com o aumento significativo do tráfego de pesados. Os benefícios que trás prendem-se com o aumento de receitas através da cobrança de taxas e com alguns possíveis benefícios para a indústria cerâmica da região. De qualquer modo, neste momento conseguimos quantificar muito mais aspetos negativos do que positivos, o que nos levou a avançar com uma reclamação formal junto da Direção Geral de Energia e Geologia. Pena foi que o PSD tivesse condicionado a discussão na Assembleia Municipal de forma a garantir que a Assembleia não avançasse com idêntica reclamação. De qualquer modo, julgo que estamos todos alertas e só assim será possível garantirmos que não iremos assistir a grandes violações da lei com consequências muito negativas para a qualidade de vida das populações do nosso Concelho.

ORÇAMENTO MUNICIPAL – negócio da água dá uma ajuda às grandes obras

Quanto ao orçamento, é um orçamento profundamente condicionado por uma série de grandes obras que este Executivo pretende concluir, como sejam os pólos escolares, a Alameda e a Casa da Cultura. Julgo que este será um orçamento de viragem, e que nos orçamentos futuros teremos que começar a apertar o cinto a sério. Por um lado iremos começar a ter que suportar as despesas de funcionamento e os encargos financeiros destas obras, por outro lado começará a deixar de vir o dinheiro da ADRA (relativo ao negócio da água). Em grande medida foi o dinheiro da água que permitiu avançar com estas obras, mas iremos todos pagar isto através da fatura da água nos próximos anos.

Não se avizinham tempos fáceis,

Mas juntos, saberemos encontrar os melhores caminhos para o futuro do Concelho e do País,

Armando

9 de dezembro de 2011

MILTON COSTA (de BUSTOS) - Presidente da Assembleia Geral da SOCIEDADE PORTUGUESA DE MICROBIOLOGIA (SPM)



Milton Costa foi eleito Presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM) no dia 1 de Dezembro durante o Congresso Microbiotec, em Braga.

A atribuição deste lugar dos Corpos Sociais desta Sociedade representa o reconhecimento pelo seu trabalho a favor da SPM como Presidente entre 1996 e 2002 e como Vice-Presidente durante mais seis anos.

Foi Milton Costa e mais alguns colegas que em 1995 convocaram uma Assembleia Geral Extraordinária para eleger uma nova Direcção e fazer renascer uma nova SPM que agora está muito activa em termos nacionais e internacionais. Os sócios da SPM também reconheceram o trabalho de Milton Costa como Vice-Presidente da Federação Europeia de Sociedades de Microbiologia (FEMS) entre 2004 e 2007 e depois Presidente da FEMS entre 2007 e 2010.

______________

ainda Milton Costa :

The Researcher’s Mobility Portal. Portugal - Milton Simões da Costa – Curriculum Vitae (CV)

MILTON COSTA ELEITO PRESIDENTE DA FEMS

Milton Costa: Voto de congratulação da Assembleia Municipal [Oliveira do Bairro]

Milton Costa: o mar mediterrâneo também é de Bustos

Milton Costa - Membro da Comissão Internacional para a Exploração do Mar Mediterrâneo (CIESM)


8 de dezembro de 2011

COIMBRA SALA DOS CAPELOS - XANANA GUSMÃO E MILTON COSTA MUTUAM ABRAÇO


UNIVERSIDADE DE COIMBRA

RAY KALA XANANA GUSMÃO

NO SEU DOUTORAMENTO HONORIS CAUSA
RECEBE ABRAÇO BUSTUENSE

Milton Costa e Xanana Gusmão

Foi pequena a Sala dos Capelos para acolher, no passado dia 28 de Setembro, todos os ilustres professores, convidados, amigos e demais individualidades que ali marcaram presença para participar na cerimónia do doutoramento honoris causa, grau atribuído pela Universidade de Coimbra, sob proposta da Faculdade de Letras, a Kay Rala Xanana Gusmão, actual primeiro-ministro de Timor-Leste.

Foi com modéstia e de forma emocionada que o antigo líder da resistência timorense revelou a sua surpresa ao tomar conhecimento de tão alta distinção, «talvez pouco merecida», na vaga consciência de ser - unido outrora por cumplicidades – um estudante «ad eternum» da Faculdade de Direito.

Prosseguindo na sua alocução, apontou a liberdade como uma escolha de opções e que cada indivíduo a pode facilmente perder, com más escolhas, quando se deixa submeter à estandardização do colectivo, que leva a sociedade «à inacção de espírito e ao conformismo de atitudes.»

Apontou a sua crítica à globalização sob a ordem e os interesses de pequenos grupos poderosos, condenou a hipocrisia e a falta de valores humanistas que subjugam a liberdade, violentam os direitos humanos e impedem a justiça aos mais vulneráveis.

Afirmando viver-se hoje num mundo que, «no seu colectivo maior, perdeu o rumo» e «a subtileza do ser humano», Xanana apelou à necessidade de «muita coragem» para se efectuar uma inversão positiva, sendo agora os jovens «a promessa do futuro» que tarda.

Terminado o discurso, foi a vez do professor catedrático da Faculdade de Letras, José Augusto Cardoso Bernardes, fazer a apresentação do candidato proposto ao título pelo ensaísta Eduardo Lourenço.




Explicando a «parcimónia» com que a Faculdade de Letras concede distinções desta relevância, porquanto só as havia atribuído a Vergílio Ferreira e a José Saramago, o professor apresentou razões justificativas para mais esta excepção: «ser [Xanana] uma personalidade portadora de um crédito político da maior relevância e que impediu a absorção do seu país por uma potência vizinha». Dotado de «méritos carismáticos» e tendo atravessado diferentes metamorfoses, foi ainda poeta e pintor e decisivo o seu papel na consagração do Português como uma língua oficial na Constituição da República Democrática de Timor-Leste. Foi em Português que Xanana Gusmão, no período de luta contra o invasor do seu país, escreveu poesia, com especial destaque para a obra épica «Mauberíadas», cuja edição reporta ao ano de 1975.

O elogio ao apresentante do doutorando - Eduardo Lourenço - esteve a cargo de António Sousa Ribeiro, também professor catedrático da Faculdade de Letras, que, para além de enaltecer a figura e a obra do ensaísta, aproveitou para fazer uma chamada de atenção para os momentos difíceis que a universidade está a atravessar e cujo combate passa por uma maior ambição, não se confinando a uma «sobrevivência sem horizontes». «Essa universidade é possível», como mostram «os momentos que se estão a viver nesta sala»- acrescentou.

Recebidas as insígnias doutorais pelas mãos do magnífico reitor João Gabriel Silva, foi a vez de Xanana Gusmão percorrer o claustro doutoral para ser apresentado a cada um dos presentes, receber o respectivo abraço de felicitações e indo ocupar o seu lugar junto dos seus pares.

Registado ficou também o forte abraço entre o nosso conterrâneo, o bustuense Milton Costa, reconhecido investigador e professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia desta Universidade e o novo doutorado Kay Rala Xanana Gusmão.

……………………………

OH! LIBERDADE!

Se eu pudesse
pelas frias manhãs
acordar tiritando
fustigado pela ventania
que me abre a cortina do céu
e ver, do cimo dos meus montes,
o quadro roxo
de um perturbado nascer do sol
a leste de Timor

Se eu pudesse
pelos tórridos sóis
cavalgar embevecido
de encontro a mim mesmo
nas serenas planícies do capim
e sentir o cheiro de animais
bebendo das nascentes
que murmurariam no ar
lendas de Timor

Se eu pudesse
pelas tardes de calma
sentir o cansaço
da natureza sensual
espreguiçando-se no seu suor
e ouvir contar as canseiras
sob os risos
das crianças nuas e descalças

de todo o Timor

Se eu pudesse
ao entardecer das ondas
caminhar pela areia
entregue a mim mesmo
no enlevo molhado da brisa
e tocar a imensidão do mar
num sopro da alma
que permita meditar o futuro
da ilha de Timor

Se eu pudesse
ao cantar dos grilos
falar para a lua
pelas janelas da noite
e contar-lhe romances do povo
a união inviolável dos corpos
para criar filhos
e ensinar-lhes a crescer e a amar
a Pátria Timor!

texto e fotos, Irene Micaelo

7 de dezembro de 2011

BUSTOS (CORGO) - Junta de Freguesia abre acesso ao green

Está em construção a rua de acesso nascente ao Parque da Junta de Freguesia de Bustos através da Avenida São Lourenço.
Mais uma facilidade para a circulação no Corgo.
Finalmente já se vê a drenagem do poço agora coma implantação de um engenho. O tubo da Bomba de tirar água que vem do tempo da D. Isabelinha ainda lá está.
Para a memória

6 de dezembro de 2011

BUSTOS EM GRANDE - FESTA DE NATAL'2011 É NO COLÉGIO

“Os utopianos celebram uma festa nos primeiros e nos últimos dias

de cada mês e de cada ano.” …

Tomás Moro, A Utopia ou

O tratado da melhor forma de governo,

Biblioteca Cosmos, nºs 125, 126. p.146.



A ”Festa de Natal’2011” coordenada pela Junta de Freguesia de Bustos (JFB) a ter início pelas 14H00 do próximo sábado, 10 de Dezembro no Colégio de Bustos vai ser um verdadeiro Congresso da Grande Festa de encerramento do ano (civil) das instituições público-privadas (escolares e socais) de Bustos.

Para além do organizador (JFB), do apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e das entidades aderentes a um evento que já tem lugar assente na agenda de Bustos merecem destaque especial os/as operários/as Pais e Encarregados de Educação que estão a preparar a apresentação dos seus pupilos num acontecimento que ficará registado nas memórias.

Para que o momento seja de partilha, a JFB sugere que «Traga algo para o lanche».

PARCEIROS DE 1ª ÁGUA

(por ordem alfabética)

ABC de BUSTOS

Escola Básica de Bustos

Escola Básica de Quinta Nova

Infantário do Colégio Frei Gil

IPSB (Colégio de Bustos)

Jardim Infância de Bustos

Orfeão de Bustos SÓBUSTOS

União Desportiva de Bustos.

Junte-se à festa!

5 de dezembro de 2011

EQUIPA DE ADERCUS (SERENA, OLIVEIRA DO BAIRRO) BRILHA NA MARATONA DE LISBOA

4 Dezembro – Disputou-se este domingo de manhã em Lisboa mais uma edição da maratona SEASIDE, cuja partida foi dada às 9:00h no Estádio 1º de Maio e que decorreu com excelentes condições atmosféricas, na qual a ADERCUS teve em competição um quarteto de atletas.

Daniel Peixoto cortou a meta dos 42.195m como vice-campeão nacional de maratona, com o registo de 2h28min30seg, tendo sido o 4º atleta da classificação geral, atrás do campeão Vasco Azevedo, do Sporting Clube de Lamego, e de dois atletas do leste da Europa.






GIL FERREIRA VENCE NO ESCALÃO VETERANOS I



Na meta seguiram-se Gil Ferreira, com 2h30min42seg, tendo sido o vencedor do escalão de veteranos 1 e foi 5º melhor do campeonato nacional. António Pereira foi o 7º classificado português, com um record pessoal de 2h39min38seg, e por fim, António Fernandes foi o 11º com o registo de 2h49min04seg, apesar de condicionado durante a segunda metade de prova devido a uma dor numa perna.

Com este conjunto e resultados a equipa de atletismo da Serena, de Oliveira do Bairro, foi a vencedora da classificação colectiva, com os 4 atletas a classificarem-se entre os 15 primeiros lugares do campeonato nacional.

No passado domingo, dia 27 de Novembro, disputou-se o corta-mato da Amora, no parque da quinta do Serrado, no qual a atleta sub-23 Mónica Simões correu o último momento de observação com vista ao apuramento de atletas para o campeonato da Europa, tendo sido a 6ª classificada, a escassos lugares do apuramento.





DOMINGO,11 - ANÁLIA ROSA (MCP) DISPUTA O EUROPEU


O Europeu será disputado na Eslovénia, em Valenje, no próximo domingo, e terá a participação de Anália Rosa, atleta do Maratona Clube de Portugal, natural do Troviscal, de Oliveira do Bairro, que irá correr na prova de séniores femininos.

No percurso de apuramento para o campeonato da Europa, a Anália correu o cross de Atapuerca, de Burgos, em Espanha, no qual foi a 10ª classificada Posteriormente foi 3ª classificada em Torres Vedras e 5ª no cross de Llodio, de Bilbau, também em Espanha.

____________________

ADERCUS-Recer

CTT: Rua Angelino F. Rodrigues – Serena, 3770-303 Oliveira do Bairro

Tlm.: 93 2660 028 (António Mota, Presidente da Direcção); 96 6950 318 (Ricardo Esteves, Dir. Técnico); 91 8976 202 (António J. Silva, Monitor); 96 9394 665 / 91 6562 408 (Hugo Ramalho, Seccionista);

Email: adercus@hotmail.com

Página Electrónica: http://www.adercus.blogspot.com