UNIVERSIDADE DE COIMBRA
RAY KALA XANANA GUSMÃO
Foi pequena a Sala dos Capelos para acolher, no passado dia 28 de Setembro, todos os ilustres professores, convidados, amigos e demais individualidades que ali marcaram presença para participar na cerimónia do doutoramento honoris causa, grau atribuído pela Universidade de Coimbra, sob proposta da Faculdade de Letras, a Kay Rala Xanana Gusmão, actual primeiro-ministro de Timor-Leste.
Foi com modéstia e de forma emocionada que o antigo líder da resistência timorense revelou a sua surpresa ao tomar conhecimento de tão alta distinção, «talvez pouco merecida», na vaga consciência de ser - unido outrora por cumplicidades – um estudante «ad eternum» da Faculdade de Direito.
Prosseguindo na sua alocução, apontou a liberdade como uma escolha de opções e que cada indivíduo a pode facilmente perder, com más escolhas, quando se deixa submeter à estandardização do colectivo, que leva a sociedade «à inacção de espírito e ao conformismo de atitudes.»
Apontou a sua crítica à globalização sob a ordem e os interesses de pequenos grupos poderosos, condenou a hipocrisia e a falta de valores humanistas que subjugam a liberdade, violentam os direitos humanos e impedem a justiça aos mais vulneráveis.
Afirmando viver-se hoje num mundo que, «no seu colectivo maior, perdeu o rumo» e «a subtileza do ser humano», Xanana apelou à necessidade de «muita coragem» para se efectuar uma inversão positiva, sendo agora os jovens «a promessa do futuro» que tarda.
Terminado o discurso, foi a vez do professor catedrático da Faculdade de Letras, José Augusto Cardoso Bernardes, fazer a apresentação do candidato proposto ao título pelo ensaísta Eduardo Lourenço.
O elogio ao apresentante do doutorando - Eduardo Lourenço - esteve a cargo de António Sousa Ribeiro, também professor catedrático da Faculdade de Letras, que, para além de enaltecer a figura e a obra do ensaísta, aproveitou para fazer uma chamada de atenção para os momentos difíceis que a universidade está a atravessar e cujo combate passa por uma maior ambição, não se confinando a uma «sobrevivência sem horizontes». «Essa universidade é possível», como mostram «os momentos que se estão a viver nesta sala»- acrescentou.
Recebidas as insígnias doutorais pelas mãos do magnífico reitor João Gabriel Silva, foi a vez de Xanana Gusmão percorrer o claustro doutoral para ser apresentado a cada um dos presentes, receber o respectivo abraço de felicitações e indo ocupar o seu lugar junto dos seus pares.
Registado ficou também o forte abraço entre o nosso conterrâneo, o bustuense Milton Costa, reconhecido investigador e professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia desta Universidade e o novo doutorado Kay Rala Xanana Gusmão.
OH! LIBERDADE!
Sem comentários:
Enviar um comentário