2 de agosto de 2005

GRUPO DE FADOS DE COIMBRA (EN)CANTA FÓRUM DE BUSTOS

O encantamento do Fórum de Bustos’2005 começou quando o alquimista Óscar Aires lança a punção mágica sobre o ramo entregue ao Milton Costa, já no final do encontro’2004
Este ano houve mais luz e som no imaginário de Bustos.
Belino Costa mostrou o Fórum (En)cantado, com a lista das (e dos) participantes.
À chegada, os abraços faziam sorrir os sonhos e as aventuras dos vários longes. Professores Primários e Alunos(as) ajudaram a refrescar a Alma de Bustos. O Grupo de Fados de Coimbra, segredo escondido na caixa de surpresas do Carlos Micaelo, deu brilho à homenagem dos (das) Professores (as) presentes e ao laureado escritor Arsénio Mota.

Até houve um momento de anarquia irreverente. O Dr. Jorge Micaelo traça a capa oferecida pela cantora-fadista Cristina Cruz e embala a plateia com “Maria … se fores ao baile / leva o teu xaile”. Estava ali um tuno do Orfeão da Académica coimbrã a marcar presença. O repertório do Grupo de Fados foi escutado em zeloso silêncio, como é de regra. Neo Pato, momentaneamente estudante da lusatenas, acompanhava os fados, em surdina, parecia conhecer todas as letras. ‘É a primeira vez que vejo o Fado de Coimbra ser cantado por uma senhora’. A sessão fechou com ‘Coimbra tem mais encanto … na hora da despedida’ em que muitos cantaram de pé e com saudade.
A exibição dos Fadistas foi retribuída com várias pipas de aplausos.
Arsénio Mota foi deliciado com um quadro onde consta uma cópia do telegrama da Fundação Calouste Gulbenkian a anunciar a inauguração da sua Biblioteca Fixa com o nº 26. O calendário marcava 18 de Fevereiro de 1961.
A Comissão de Melhoramentos de Bustos/1960 fazia das suas.
“Letras sob Protesto” fizeram companhia na bagagem das violas e das guitarras do Grupo de Fados, após terem sido autografados pelo autor, Arsénio Mota. Carlos Micaelo não deixara nada ao acaso...
Milton Costa cumpriu.

Um bem-haja ao Grupo de Fados de Coimbra
Nota: Em "Balanço e Perspectivas", Arsénio Mota indica pistas para o próximo Fórum. A merecer reflexão.
Sérgio Micaelo Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário