11 de dezembro de 2015

PS OLIVEIRA DO BAIRRO - PÓLO DE LEITURA DE BUSTOS (Armando Humberto)

PS Oliveira do Bairro - Armando Humberto -  Pólo de Leitura de Bustos
Intervenção de Armando Humberto (PS - Oliveira do Bairro)  na Assembleia Municipal


INTERVENÇÃO NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia Municipal,
Ex.mo Sr. Presidente da Câmara Municipal,
Ex.mos Colegas desta Assembleia,
Ex.mos Srs. Vereadores,
Ex.mos Colaboradores da Câmara Municipal,
Ex.mo Público,
Ex.ma Imprensa,
Minhas Senhoras e Meus Senhores,

 assembleia municipal eco do anseio de munícipes

Durante este mandato, por diversas vezes os munícipes têm-se dirigido a esta Assembleia como forma de dar eco dos seus problemas e dos seus descontentamentos.

Por outro a Assembleia tem também procurado ir ao encontro dos munícipes, seja através das reuniões com as Assembleias e Juntas de Freguesia, seja através das reuniões com as Associações.

Esta aproximação entre eleitores e eleitos é no meu entendimento muito positivo, pois permite trazer para a Assembleia os reais problemas das pessoas e não ficar apenas pelo cumprimento do estritamente formal. É a democracia participativa a funcionar.

Mas para que este caminho possa ser traçado é importante que nós procuremos dar resposta aos anseios das pessoas. A Assembleia não é um órgão executivo, mas é o órgão deliberativo por excelência do Município e foi eleita por sufrágio direto, tem por isso uma legitimidade própria. Por isso tem que saber dentro das suas atribuições e competências responder aos anseios das pessoas.

um sinal de democracia participativa

No caso particular em apreço não me parece que o tenhamos feito da melhor forma, nem na proporção daquilo que nos foi solicitado e da importância do problema em questão. Quando se dirigem a esta Assembleia umas largas dezenas de pessoas, quando trazem a esta Assembleia um abaixo-assinado com mais de 500 assinaturas, quando questionam, como o fizeram na Assembleia de 19 de Junho passado muitos concidadãos nossos não seria razoável que a Assembleia se ficasse por uns meros comentários de circunstância na altura e por um acompanhamento esporádico do assunto. E não estando ainda o assunto resolvido, é por isso, com toda a naturalidade, que este assunto venha aqui hoje, enquadrado dentro da ordem de trabalho, para que o possamos debater convenientemente e para que possamos de forma clara exprimir qual é o entendimento que a Assembleia tem sobre este assunto.


 pólo de leitura/biblioteca de bustos ao abandono estratégico   


E o problema é o estado de abandono do Pólo de Leitura de Bustos, da Biblioteca de Bustos. Biblioteca que foi inaugurada em 1961 e que neste mais de meio século de existência soube servir a sua população, com altos e baixos como todo na vida, mas com mais altos que baixos de tal forma que hoje a população de Bustos demonstrado um enorme carinho por ela, um sentimento que só temos perante aquilo que nos habituamos a sentir como nosso. Por isso se a biblioteca hoje atravessa uma fase má, com instalações precárias, com reduzida afluência, cabemo-nos a nós todos encontrar soluções para reverter a situação.

Pois não tenhamos dúvidas, não fazer nada não resolve problema nenhum. Pois por este andar, mais tarde ou mais cedo, o encerramento é certo.

 pólo escolar de bustos tem direito à sua biblioteca escolar   

O Executivo aventou a possibilidade da transferência do Pólo de Leitura para o Pólo Escolar. O Executivo esteve bem, na medida em que mostrou que está atento, identificou um problema que carece de solução e procurou resolver. A solução proposta é que não foi a melhor. Pois aquilo que foi proposto foi na prática encerrar a Biblioteca e dotar o Pólo Escolar de uma biblioteca. Nada temos nada, antes pelo contrário, contra as bibliotecas escolares, achamos mesmo que é uma área onde se deve investir, pois são um poderoso instrumento de aprendizagem, de estímulo à criatividade, de descoberta, de valorização dos nossos jovens, muito pouco aproveitado e onde manifestamente se deve e pode fazer mais.
 urge revitalizar a biblioteca/pólo de leitura de bustos

Mas temos muita coisa contra o encerramento do Pólo de Leitura de Bustos enquanto Biblioteca pública que serve uma população que vai muito para além dos jovens que frequentam o Pólo Escolar. Por isso defendemos que a biblioteca não seja encerrada, mas seja isso sim revitalizada, num novo espaço, num espaço remodelado, com novas valências, que no fundo seja capacitada para servir uma população que como tudo na vida mudou. Que consiga atrair público assim como conseguem os outros Pólos de Leitura do nosso Concelho.

oportunidade para revitalizar o esquecido centro de bustos

Depois há uma outra questão não menos importante. O centro de Bustos tem vindo a perder o fulgor de outros tempos. Tem um conjunto de infra-estruturas, umas públicas, outras privadas, que importa valorizar. Refiro-me em particular ao Palacete, ao antigo Cine-Teatro, e à antiga Escola. A necessidade de valorizar o centro de Bustos tem sido um assunto recorrente sempre que reunimos com a Assembleia e Junta de freguesia. Daí entendermos que esse deve também ser um assunto a que deve ser dada atenção, e que deve entrar nesta equação.

Por isso, é nosso entendimento que esta questão da Biblioteca/Pólo de Leitura de Bustos, que é de facto um problema, que tem que ser resolvido, é também uma oportunidade. Uma oportunidade para revitalizar o Pólo de Leitura, a Biblioteca, para que ela possa ganhar novos públicos, mas é também uma oportunidade para se iniciar este processo também importante de revitalização o centro de Bustos.
  espaço cidadão ao centro

Agora seria a instalação de um remodelado Pólo de Leitura, no futuro quem sabe a instalação de um novo Espaço do Cidadão, ou outra valência, e assim se vai encontrando formas de responder aos legítimos anseios dos bustoenses, procurando dinamizar um importante centro do nosso Concelho.

Balizado por estes pressupostos, e tendo em consideração as competências próprias desta Assembleia e a vontade manifesta da população de Bustos, irei entregar à mesa uma proposta de recomendação que passo a ler.

Tenho dito,
Armando Humberto, OB, 27/11/2015
*



­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­__________

Nota - Os subtítulos são da responsabilidade de ‘altino’. Um bem-haja a Armando Humberto por ter disponibilizado a sua intervenção. srg.

Sem comentários:

Enviar um comentário