29 de abril de 2013

II Feira da Horta do IPSB


Recebemos, do Gabinete de Comunicação do IPSB, a notícia que transcrevemos, sobre a II Feira da Horta.
Partilhamos, também, o link das fotos do evento, que foram solicitadas por vários visitantes e participantes.

Fotografias aqui!

"Olh’ó Jornal da Bairrada! Aproveite que hoje não paga nada!”

Este foi um dos gritos que mais ecoou na tarde do dia 20 de abril, nos recreios do IPSB, onde se realizou mais uma edição da Feira da Horta, a segunda, que reuniu algumas centenas de pessoas para celebrar antecipadamente o Dia da Terra.
A Feira da Horta é um evento vocacionado para a divulgação de boas práticas no âmbito da Sustentabilidade, que está na base do mote do Projeto Educativo da escola: “IPSB, uma escola sustentável, com rosto para a comunidade”. Essas práticas abrangeram não apenas a vertente ambiental da sustentabilidade mas também as outras, nomeadamente a económica, cultural e social. Por esse motivo, os objetivos propostos, todas as atividades, processos e agentes envolvidos foram criteriosamente estudados em conjunto por intervenientes de vários níveis do organigrama da escola, o que faz do sucesso alcançado uma conquista verdadeiramente coletiva. A escolha da simulação de um mercado de produtos naturais, em especial os que são cultivados pelos avós dos alunos nas suas hortas, é também uma forma de pôr em evidência a importância das pessoas menos jovens no tecido social local, bem como do valor do seu trabalho na estrutura atual das famílias, indo ao encontro da inclusão, instrumento de suporte das práticas sustentáveis. A presença dos idosos dos lares de terceira idade que aceitaram o convite para estar presentes, nomeadamente da SóBustos e do Centro Social de Oiã, trouxe à escola o saber acumulado na experiência de vidas únicas e ricas de ensinamentos para os que tiveram humildade e vontade genuína de os ouvir e, assim, aprender.
As atividades repartiram-se por toda a tarde e recinto da feira, por onde estavam distribuídos cerca de 50 “feirantes”, maioritariamente avós e seus netos, com os seus legumes, doces, pão fresco, ovos, enchidos e uma grande variedade de produtos naturais e de artesanato caseiro. Paralelamente à simulação deste mercado atual, recriou-se uma feira tradicional das décadas de 20 a 40 do século passado, com máquinas, alfaias, carros antigos e utensílios domésticos da época, com mais de 30 personagens vestidas a rigor pela Drª Clara Aires, representando diferentes realidades sociais da época, desde o vendedor de tecidos, à rendeira, ao viajante, ao ourives e sua esposa que furavam as orelhas às meninas, ao camponês rico, ao pobre, à burguesia, entre outros, acompanhados pelos artesãos tradicionais que estiveram presentes fazendo esteiras, cestos e meias de lã fiada ao vivo. Os cavalos de um encarregado de educação passearam as crianças pelo recinto, enquanto os da profª Clara Oliveira faziam demonstrações de andamentos hípicos. Houve música e dança volantes, sem palco fixo, com o rancho de S. Simão da Mamarrosa e o Grupo de Cantares de Bustos a interagirem entre si e com o público de forma original, passeando as suas artes pelo meio dos inúmeros visitantes. Os atores do Grupo de Teatro do IPSB representaram o polícia e o carteirista, pedintes, músicos de rua, o “bêbado”, os rufias que discutiam, e o ardina que oferecia exemplares do Jornal da Bairrada (Olh’ó JB, dá saber a quem o lê!”), enchendo o espaço de alegria, ação e surpresa. Os mais jovens também tiveram os seus momentos de ação e adrenalina com os jogos tradicionais organizados pelo curso profissional de Apoio à Gestão Desportiva e com a pista de skate para pranchas, da Oliveira Longboards, que fizeram as delícias dos mais radicais, enquanto eram filmados a partir do ar por um hexacóptero que recolhia imagens para uma edição da IPSB TV em preparação. As alunas do clube de moda desfilaram modelos de roupa feitos de materiais reutilizados, surpreendendo os visitantes com a sua imaginação. A presença de agricultura hidropónica com nabiças, morangos, agriões e alfaces, todos criados em kit hidropónicos que estão sob alçada do Projeto Alphaces do IPSB, constituiu mais um ponto inovador, motivando a comunidade local para esta forma de agricultura sustentável e economicamente convidativa.
A organização do evento centrou-se no grupo de professores de Biologia e Geologia que repartiram, com suas famílias, amigos, colegas, funcionários, alunos e restante comunidade interveniente, a responsabilidade pela superação dos objetivos propostos e pelo sucesso do evento.

AGRADECIMENTOS, da responsabilidade da Organização, que enfatiza a extensão da lista como sinal da boa motivação das pessoas para o trabalho de grupo!
- A todos os elementos da comunidade educativa que se dedicaram de alma e coração à realização do evento e que foram devidamente identificados, em lugar próprio;

- A todos os alunos e seus avós que participaram com a sua alegria na feira de produtos e artesanato;
- Aos encarregados de educação Sr Nelson Tribuna e Srª Dália Gala;
- Ao Sr. Fernando Luzio;
- Ao Sr. David Arroz;
- Ao Sr. Amílcar Ferreira
- Ao Freddy David pelo seu Hexacóptero;
- Ao Jóni Costa e à Oliveira Longboards;
- Ao sr. Paulo, cesteiro, e à Srª Augusta, esteireira;
- Ao Rancho de S. Simão da Mamarrosa;
- Ao Grupo de Cantares de Bustos;

- À Associação SÓBUSTOS pela alegria que nos trouxe, quer no sorriso dos seus utentes quer das suas extraordinárias colaboradoras pelo imenso tempo que nos dedicaram;

- Uma grande gratidão a todas as pessoas de Bustos que, não tendo relações com o IPSB, quiseram ir à escola participar como figurantes e, ao fazê-lo, homenagearam a sua Terra;
- Ficou, para o final, um agradecimento especial à Drª Clara Aires, pela sua inigualável dedicação à etnografia e preparação da feira temática.
"

Sem comentários:

Enviar um comentário