13 de abril de 2012

BUSTOS - "A NOSSA BIBLIOTECA" (mudou para o Palacete, 1983)

A antiga Biblioteca Fixa nº 26 da Fundação Calouste Gulbenkian (BF FCG, nº26)  após o seu arranque oficializado por telegrama datado de 18 de Fevereiro’1961, sofreu algumas atribulações, já conhecidas.
Entretanto, o Dr. Jorge Micaelo sonha com a compra do Palacete do Visconde para instalar uma associação de beneficência e cultura, a conhecida Associação de Beneficência e Cultura (ABC), (Por motivos diversos, o espaço acolheu outras entidades).
O funcionamento da BF nº 26 no Palacete ficou acertado em 7 de Abril’1983, conforme o JB de 29.
A letra C da sigla ficou preenchida, desde então.


_
Bustos
A nossa Biblioteca
(Jornal da Bairrada, 29.04.1983, p.6)
"Em 7 de Abril findo, deslocou-se a Bustos o sr. Director da Fundação Calouste Gulbenkian, acompanhado do sr. Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro (substituto) [PSD] que, com o sr. Presidente da Junta de Freguesia [CDS], visitaram a Biblioteca já encerrada há algum tempo e que funcionou numa das dependências por cima do Cfé Tik-Tak, com a finalidade de atransferir para outro local mais apropriado.

Assim, visitaram de seguida o Palcete de Bustos e, com a anuência da respectiva Comissão Instaladora foi decidido transferi-la para a sala do rés-do-chão do lado do jardim, passando a funcionar a partir de 2 do corrente com o horário de qualquer Departamento Público, que, aliás, a sua finalidade é servir o público.
  Disse-nos o sr. presidente da Junta que desenvolveu várias «démarches» para que tal iniciativa se concretizasse e que a primeira remessa a de livros já foi recebida para, assim, aumentar o património da nossa Biblioteca. É bom que a sua actividade atinja o alcance pretendido, que é servir uma vasta zona, projectando, portanto, cada vez mais Bustos no espaço nacional e não só… Que funcione, de facto, e em prol da comunidade, são os nossos votos.»  

Sem comentários:

Enviar um comentário