1 de agosto de 2011

UM FÓRUM ASSOCIATIVO


No passado sábado repetiu-se a magia do Fórum. O encontro deste ano decorreu sob o signo das Associações locais e em homenagem à tradição associativa da nossa terra e  a todos aqueles que ao longo das décadas têm dado parte significativa do seu esforço, trabalho e talento à comunidade.


Uma pequena exposição evocava os trabalhos e a história da União Desportiva de Bustos, da Associação de Beneficência e Cultura (ABC) da SóBustos e do Orfeão. Coube a Óscar Santos evocar o passado da União Desportiva de Bustos, a associada nº 6 do Clube de Futebol Os Belenenses. Viveu-se então um momento de especial emoção quando Rui Carteiro, desde sempre ligado à UDB e ao Belenenses recebeu uma fotografia tirado no Estádio do Restelo em Outubro de 2005. Assinalando o 57 º aniversário da União Desportiva de Bustos dois autocarros, carregados de adeptos e jogadores, levaram até Lisboa uma entusiasmada comitiva para a realização de duas partidas de futebol contra as equipas do Belenenses.


Paulo Alves, presidente da ABC, falou da missão e das valências da associação tendo aproveitado para dar ênfase à necessidade de se encontrar um projecto para o Palacete, edifício que precisa de obras de recuperação urgentes.  Regina Alves, presidente do Órfeão,  evocou a história da instituição, as suas múltiplas iniciativas assim como a necessidade de instalarem um palco no salão onde trabalham.
Um grupo de funcionárias da Sóbustos, num singular momento de representação,  evocaram o trabalho da instituição em prol dos mais idosos, alertando todos os presentes para a necessidade de serem compreensivos e tolerantes para com as doenças dos mais velhos. Também a presidente de direcção, Áurea Martins, falou das valências da SóBustos tendo alertado para a necessidade das várias instituições locais de solidariedade colaborarem entre si, minimizando custos para oferecerem um melhores e mais eficazes serviços fazendo face à actual crise de financiamento. Lembrou ainda as Associações que, apesar de existirem, estão inactivas como acontece, por exemplo, com a associação ambientalista  Chão Verde e a Casa do Povo.
A festa, que reuniu cerca de oitenta convivas, terminou em grande com a actuação dos Cantares Populares de Bustos.

Sem comentários:

Enviar um comentário