12 de setembro de 2009

ELEIÇÕES LOCAIS: CHEGARAM AS MULHERES


Olhando para as listas dos candidatos das quatro forças políticas concorrentes à Assembleia de Freguesia de Bustos verificamos que algo de novo está a acontecer. Estas são as eleições que marcam o fim da época em que a política era “coisa de homens”.

Nestas eleições as mulheres, mais do que presentes, assumem um papel de grande relevância. São elas que encabeçam as listas do PS e CDU e também a lista do PSD inclui senhoras no segundo e quarto lugares, Regina Alves e Áurea Simões. A lista do PS vai ainda mais longe, invertendo a situação das demais listas concorrentes, integrando seis mulheres e três homens.

Por outro lado estas eleições são também uma afirmação de rejuvenescimento da vida política bustuense. Duarte Novo, líder da lista do CDS, tem 32 anos, Mário Belinquete, do PSD, conta 41 anos e Maria de Lurdes, independente pelo do PS, 47 anos.

Outra curiosidade a reter tem a ver com a facto de Manuel da Conceição Pereira, que durante três mandatos conduziu os destinos da Junta de Freguesia, ser agora putativo candidato à Presidência da Assembleia de Freguesia, ocupando o quarto lugar na lista do CDS. Interessante, dado que configura a possibilidade de termos um ex-Presidente que continua a ser Presidente, apesar de já não ser Presidente. Uma solução ao jeito de Putin, mas longe da grande Rússia….

A lista do CDS é a que, no que diz respeito aos candidatos efectivos, tem o nível etário mais elevado (média de 53 anos), o que é absolutamente natural. A lista do PS é a mais jovem, com a surpreendente média de 28 anos. É também a que inclui uma esmagadora maioria de independentes. Oito em nove candidatos.

Dois economistas (CDS e PSD) contra uma doméstica e uma agricultora (PS e CDU), esta poderá ser outra perspectiva para a disputa eleitoral. Quanto à zona onde residem os candidatos à presidência também aqui o pluralismo é grande, estando representados os lugares do Cabeço, Azurveira, Bustos e Sobreiro.

Belino Costa

6 comentários:

  1. Paulo Figueiredo12:12

    Dois economistas?!? O Duarte Novo e mais quem?!?!?

    Afinal, acabem com as especulações e digam qual é o grau académico do Mário Belinquete.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo13:55

    Ó Paulo essa questão do grau académico é irrelevante. Para o Sócrates, para o Belinquete ou para o Eng Pereira que passou a industrial.Isso não é falar de política é politiquice muito barata.

    ResponderEliminar
  3. Alberto Martins14:03

    Meus senhores, julgo que o que é realmente importante neste período, é identificar sucessos e insucessos, procurar soluções e apresentar propostas para esclarecer as pessoas.

    Todos os candidatos, são pessoas que ou aqui nasceram ou escolheram Bustos para viver.Todos querem o bem da terra onde vivem, o que os separa são as ideias e a forma de as pôr em prática.

    Deixemos as pessoas avaliar as propostas quando estiverem disponíveis, com serenidade.

    A decisão dos Bustuenses, deve ter como base uma reflexão profunda, porque em causa, está o futuro de Bustos nos próximos quatro anos.

    ResponderEliminar
  4. Paulo Figueiredo15:36

    Então não é importante! Está bem.

    Pensava que deviamos todos conhecer, e bem, a preparação das pessoas que querem gerir os destinos da nossa Freguesia.

    Pelos vistos isso não interessa nada. Começo a perceber porque alguns querem que Bustos seja uma Freguesia marginal ao Concelho.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo18:46

    São todos Iguais, sem dinheiro não se pode nada

    ResponderEliminar
  6. Anónimo18:54

    sempre quero ver, quando é que começam as obras de restauro do nosso polivalente por detras da junta de fregesia.
    Já quase não temos redes nas balizas nem na bedação, em contra partida temos vidros de garrafa partidos por todo o lado.
    Tanta obra nova e nada de reparar
    o que está.
    Vamos ver se quem for para lá não espera 4 anos.

    ResponderEliminar