A construção da igreja nova foi uma aspiração que acompanhou a assinatura da criação da paróquia de S. Lourenço de Bustos, corria o ano de 1925.
Sem pretender excluir episódios bem mais significativos que aconteceram durante o evoluir da sua construção, destaco os seguintes marcos cronológicos:
Sem pretender excluir episódios bem mais significativos que aconteceram durante o evoluir da sua construção, destaco os seguintes marcos cronológicos:
. 9 de Agosto de 1959 – Bênção da primeira pedra da Nova Igreja [JB 1508.1959]
. 30 de Março de 1960 – «pode dar início às obras». Noticia há muito esperada vinda do Sr. Bispo. [JB 09 de Abril 1960]
. 16 de Agosto de 1960 – “as obras se iniciaram”. [JB 27 Agosto 1960]
. O sr. Abílio Martins [USA] filma o local [da obra da igreja] e os trabalhadores. [JB 27 Agosto 1960]
*
A filmagem acontecida pelo Sr. Abílio Martins, a registar o início da obra da igreja será, por certo, um documento que ajuda a ‘rever’ o movimento das primeiras cenas de um acto heróico que contribuiu para a ligação da diáspora de Bustos.
Escrevia o P. Vidal no Jornal da Bairrada, 27.08,1960:
“O sr. Abílio Martins, que da América muito animou os trabalhos, agora, aqui de férias, veio filmar o local e os trabalhadores. Seu filho Manuel e esposa, pessoas que muito admirámos pela delicadeza, antes de partirem para a América lá foram ao local ver o andamento das coisas.”
Este filme tem relevante interesse para a história da construção da igreja do Corgo.
O Notícias de Bustos, agradece qualquer informação, através de noticiasbustos@gmail.com
que conduza ao possuidor de cópia do filme do Sr. Abílio Martins.
---
Observação:
Com a devida vénia, excertos ou dados são transcritos com a devida vénia do 'Jornal da Bairrada', O meio de consulta é através de bibRIA - Biblioteca Municipal dos Municípios da Ria.
Sem comentários:
Enviar um comentário