20 de agosto de 2015

FEIRA DOS CESTOS E DAS ESTEIRAS NO TROVISCAL






A Junta de Freguesia de Bustos, Troviscal e Mamarrosa, tem tentado manter as tradições das extintas Freguesias.  Um desses exemplos é a feira dos cestos e esteiras que se realiza na Vila do Troviscal no dia 23 de Agosto de cada ano – aquando da realização das festas do seu padroeiro (São Bartolomeu).

Estima-se que esta feira terá nascido em data posterior a 1758, tornando-se fundamental para a vida e economia da antiga freguesia. Conta a história que à denominada Feira dos Cestos, se juntavam as esteiras, os melões e os tremoços e que com a aproximação das vindimas e ceifas dos milhos, os pequenos e grandes lavradores tinham encontro marcado nesse dia – dia em que diziam andar o diabo à solta com os feirantes dos cestos que iam às vindimas ou de esteiras que iam às eiras para cobertura dos cereais.

É ainda nos anos quarenta que no programa de festas, havia corridas de bicicletas, corridas de sacos enfiados nas pernas e outros jogos populares que atraiam e divertiam as pessoas. 

É nosso interesse, em parceria com a comissão de festas, dar um novo impulso ao referido certame, onde podemos aprender a arte da cestaria, comprar os seus produtos, realizar jogos da época e assistir aos eventos organizados pela comissão de festas.



Contamos convosco!!
Junta de freguesia

Sem comentários:

Enviar um comentário