Esta altura da Páscoa é, para os católicos, uma oportunidade cíclica de refundar (no seu sentido duplo de recriar, mas mais fundo ainda) os alicerces da sua fé em Cristo. O que o grupo de jovens "Pegadas" fez, nesta Sexta-feira Santa, foi precisamente isso - refundar a sua fé. Mas não foi só - com a natural implicação dos seus pais, das catequistas, da Comissão Fabriqueira, dos seus amigos, de empresas que colaboraram e de outros elementos da comunidade, de diversos sectores e "graus" de religiosidade, ajudaram a refundar, também, os alicerces da comunidade, levando-a a fazer um excelente exercício de trabalho cooperativo.
A Via Sacra representada foi planeada para ser desenrolada ao longo da rua Jacinto dos Louros, com início no Largo da Feira e fim anunciado para o interior da Igreja. Nas diferentes estações estavam preparados cenários com luz e sonorização adequadas (com a colaboração dos moradores), mas a chuva da estação primaveril não nos contemplou com essa sorte e toda a história acabou por se desenrolar dentro da nossa igreja, com a devida redistribuição dos seus espaços.
Numa encenação à qual todos reconheceram grande dignidade e qualidade, foram recriados os últimos momentos da vida de Cristo, com um manifesto cuidado nos trajes, na simplicidade dos textos, para que todos recebessem a mensagem, e no empenho dos aderecistas e atores.
A celebração foi encerrada com a intervenção do Padre Arlindo que enalteceu o trabalho desenvolvido pela comunidade, muito em especial pelas catequistas e seus pupilos.
Depois da componente litúrgica e do trabalho concluído, as conversas fluíram - os risos voltaram, sinal que os medos foram completamente dissipados.
A lista de agradecimentos que se segue, da responsabilidade da organização, ilustra bem o caráter abrangente do projeto.
A lista de agradecimentos que se segue, da responsabilidade da organização, ilustra bem o caráter abrangente do projeto.
"Estiveram presentes cerca de 100
participantes entre figurantes e personagens principais, entre os quais, os jovens,
as crianças e adolescentes da catequese, os seus pais assim como as
catequistas.
Por fim, queremos agradecer
- ao Sr Padre Arlindo,
- à Fábrica da Igreja,
- à toda a catequese, às crianças,
adolescentes, jovens e aos seus pais, assim como a todas as catequistas pelo
empenho e dedicação
- à Câmara Municipal de Oliveira do
Bairro,
- à Junta de Freguesia de Bustos,
- ao Instituto de Promoção Social de Bustos, Colégio Frei Gil,
- à Padaria Espiga D’Oiro, à Padaria
Sobreiro 91, à Padaria Quatro Avenidas
- à empresa Canto Novo da Palhaça e
aos seus funcionários Paulo Brites e Isabel Brites que prepararam todo o
vestuário.
- a todas as pessoas convidadas para
a marcação das estações na rua
- a todos aqueles que direta ou
directamente ajudaram para que esta actividade se pudesse realizar.
A todos muito Obrigado."