30 de março de 2013

VIA SACRA - POPULAÇÃO ADERIU, ELOGIOU E APLAUDIU A INICIATIVA

Rui Zink dizia, há uns dias, na televisão, que o riso e a religião acabam, de algum modo, por se tocar, na medida em que ambos são manifestações que evoluíram da transformação de medos em modos do Homem viver, muito para além do simples sobreviver. Concordemos ou não, o certo é que a religião ocupa um espaço estruturante na vida de muitas pessoas e as ajuda a suportar as suas próprias cruzes e os seus próprios medos.
Esta altura da Páscoa é, para os católicos, uma oportunidade cíclica de refundar (no seu sentido duplo de recriar, mas mais fundo ainda) os alicerces da sua fé em Cristo. O que o grupo de jovens "Pegadas" fez, nesta Sexta-feira Santa, foi precisamente isso - refundar a sua fé. Mas não foi só - com a natural implicação dos seus pais, das catequistas, da Comissão Fabriqueira, dos seus amigos, de empresas que colaboraram e de outros elementos da comunidade, de diversos sectores e "graus" de religiosidade, ajudaram a refundar, também, os alicerces da comunidade, levando-a a fazer um excelente exercício de trabalho cooperativo.
A Via Sacra representada foi planeada para ser desenrolada ao longo da rua Jacinto dos Louros, com início no Largo da Feira e fim anunciado para o interior da Igreja. Nas diferentes estações estavam preparados cenários com luz e sonorização adequadas (com a colaboração dos moradores), mas a chuva da estação primaveril não nos contemplou com essa sorte e toda a história acabou por se desenrolar dentro da nossa igreja, com a devida redistribuição dos seus espaços.
Numa encenação à qual todos reconheceram grande dignidade e qualidade, foram recriados os últimos momentos da vida de Cristo, com um manifesto cuidado nos trajes, na simplicidade dos textos, para que todos recebessem a mensagem, e no empenho dos aderecistas e atores.
A celebração foi encerrada com a intervenção do Padre Arlindo que enalteceu o trabalho desenvolvido pela comunidade, muito em especial pelas catequistas e seus pupilos.
Depois da componente litúrgica e do trabalho concluído, as conversas fluíram - os risos voltaram, sinal que os medos foram completamente dissipados.

A lista de agradecimentos que se segue, da responsabilidade da organização, ilustra bem o caráter abrangente do projeto.
"Estiveram presentes cerca de 100 participantes entre figurantes e personagens principais, entre os quais, os jovens, as crianças e adolescentes da catequese, os seus pais assim como as catequistas.

Por fim, queremos agradecer

- ao Sr Padre Arlindo,

- à Fábrica da Igreja,

- à toda a catequese, às crianças, adolescentes, jovens e aos seus pais, assim como a todas as catequistas pelo empenho e dedicação

- à Câmara Municipal de Oliveira do Bairro,

- à Junta de Freguesia de Bustos,

- ao Instituto de Promoção Social de Bustos, Colégio Frei Gil,

- à Padaria Espiga D’Oiro, à Padaria Sobreiro 91, à Padaria Quatro Avenidas

- à empresa Canto Novo da Palhaça e aos seus funcionários Paulo Brites e Isabel Brites que prepararam todo o vestuário.

- a todas as pessoas convidadas para a marcação das estações na rua

- a todos aqueles que direta ou directamente ajudaram para que esta actividade se pudesse realizar.

A todos muito Obrigado."
 




28 de março de 2013

SÓBUSTOS EM ASSEMBLEIA



No próximo sábado dia 30, pelas 17 horas realiza-se a Assembleia Geral ordinária da Sóbustos, na sede da instituição, no Sobreiro.

24 de março de 2013

ADERCUS CAMPEÃ DISTRITAL DE ESTRADA




Decorreu no domingo de manhã, em Albergaria-A-Velha, o Grande Prémio de Atletismo do Clube Desportivo de Campinho, prova na qual se atribuíram os títulos de 2013 dos distritais de estrada da Associação de Atletismo de Aveiro.
Rute Silva, Carla Martinho, Carina Marques, Mónica Simões, Sara Carvalho e Joana Nunes
A ADERCUS esteve representada nos vários escalões, tendo tido mais uma vez vários atletas no pódio e alcançado mais um título distrital de seniores femininos.

Sofia Almeida somou mais uma vitória no escalão de Benjamins, continuando a demonstrar uma supremacia significativa sobre as suas adversárias, enquanto Érica Matos, um ano mais nova, foi a 8ª classificada.

Nos Infantis femininos, Luana Ferreira alcançou o pódio, tendo sido a 3ª classificada, enquanto no sector masculino, Miguel Matos foi o 4º classificado.

Em Iniciados, Beatriz Rodrigues foi também mais uma vez a vencedora, enquanto Salomé Sousa cortou a meta no 8º lugar.

Catarina Rodrigues foi outra das vencedoras da ADERCUS, na prova de juvenis femininos, acompanhada ao pódio pela companheira de equipa Inês Silva, que foi a 3ª classificada. Nos masculinos, Daniel Moreira foi o 2º classificado.

No campeonato distrital de estrada, para seniores femininos, Sara Carvalho foi a mais rápida das atletas da equipa da Serena de Oliveira do Bairro, seguida de Joana Nunes, 2ª classificada, e de Carla Martinho, 3º. Completou a equipa Carina Marques, 5ª, e Mónica Simões, 6ª.

Esta foi mais uma conquista, mesmo sem a presença de Elisabete Azevedo, por doença, para uma colecção de êxitos colectivos alcançados, com os títulos distritais de corta-mato curto, corta-mato longo, e estrada, e pelos terceiros lugares alcançados nos campeonatos nacionais de corta-mato curto, corta-mato longo, e estrada.

No distrital de estrada, estiveram ainda em destaque os atletas veteranos, com Gil Ferreira a alcançar o 2º lugar e Paulo Miguel o 7º, tendo sido o 3º entre os veteranos 3.
(ADERCUS)

A Via Sacra vai ser representada pelos Jovens de Bustos

O grupo de Jovens já está a ultimar os pormenores para a primeira apresentação pública, em Bustos, da Via Sacra. No alinhamento do espetáculo, o início está previsto no Largo da Feira de Bustos. As paragens correspondentes às estações históricas do trajeto de Cristo, decorrerão ao longo da Rua Jacinto dos Louros, em locais pré-determinados, onde haverá iluminação e sonorização adequadas para uma mais fácil perceção da mensagem.
Se as condições meteorológicas forem adversas, todo o espectáculo será mobilizado para o salão paroquial.
Só falta o público...
Até lá!

CLIMABUSTOS EM AVEIRO

 
Bustos está na Feira de Março.

A empresa Climabustos, Lda resiste à tendência decrescente de investimento em publicidade e investe, como tem sido habitual, neste popular certame secular. Fica o registo.




(fotos do Sérgio Pato)


22 de março de 2013

PELAS BANDAS DA MAMARROSA



 

Domingo, na Mamarrosa, tem lugar o XIIº Encontro de Bandas. O desfile inicia-se às 14 horas, começando os concertos uma hora depois. 

Bandas participantes: Banda Marcial de Gueifões –Maia; Banda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures e  Banda Filarmónica da Mamarrosa. 

A entrada é gratuita.

FEIRA DE MARÇO




Aí está mais um sinal da primavera, é a Feira de Março, em Aveiro que tem inauguração marcada para hoje sexta feira, dia 22. O encerramento está marcado para 28 de Abril.
Para além das tradicionais atrações, divertimentos e petiscos a feira conta com a realização de concertos abrilhantados por: Amor Electro (dia 23), Diabo na Cruz (dia 30), Quim Barreiros (1 de Abril), Boss AC (6 de Abril), Ana Moura (13 de Abril) e Miguel Araújo (20 de Abril).

20 de março de 2013

UTENTES DA SAÚDE PÚBLICA E A REORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA





O Grupo de Utentes de Saúde Pública do Troviscal reuniu, recentemente, com os presidentes das Juntas de Freguesia da Mamarrosa, Bustos e Troviscal.
Segundo João Sousa, do Grupo de Utentes, “a reunião teve como base o diálogo e consenso no que toca à agregação das freguesias que já foi promulgada pelo atual Presidente da República”.
O Grupo defende que se poderá fazer mais além das providências cautelares impostas pelos três presidentes de Junta contra o governo em relação à extinção das duas freguesias.
João Sousa diz que ainda existe um espaço de tempo previsto até abril, para se organizar uma sessão pública (iniciativa de rua) que consiste no esclarecimento cabal, do que poderá acontecer caso a lei for executada, mas “não houve consenso da parte das duas freguesias de Bustos e da Mamarrosa, porque poderia atrair a comunicação social”.
“Não havendo consenso nesta iniciativa, os dois eleitos por Bustos e pela Mamarrosa acordaram em fazer esclarecimentos nas três freguesias com os três presidentes em questão, mas em salas apropriadas para o efeito”, sublinhou João Sousa, defendendo que “é preciso que muita da população seja esclarecida, na eventualidade da aplicação da famigerada lei que poderá trazer contornos agitados em certos extratos populacionais do concelho, já que se nota uma vingança ideológica de como estas três freguesias foram referenciadas”.

 In JB