11 de maio de 2013

Dr. Assis Francisco Rei... Bolo com 92 velas.


 Óscar de Bustos, em DR. ASSIS REI -90 anos de muitas vidas, escrevia: … “sobre a vida e obra deste nosso concidadão, que já faz parte da história de Bustos e que de tão variadas formas e usanças esteve e continua ligado ao conhecimento de Bustos além-fronteiras e que também muito contribui para o desenvolvimento da nossa terra.

Sempre sem alarido, sem "show off" ou penacho, antes discreto e calmo, como é seu timbre.
«»
O Dr. Assis, um dos mais significativos obreiros da Biblioteca de Bustos e que ainda continua esquecido, por ironia, é entre as páginas do livro  “Académica - História do Futebol*” que o nome do estudante de Farmácia, Assis Francisco Rei, Director da Secção de Futebol da Associação Académica de Coimbra (época de 1950-51) se encontra na "sua biblioteca".
* Autores: João Santana e João Mesquita,edição Almedina, Coimbra.
 Livro oferecido por Irene Micaelo.

Na época de 1950-51, a Académica foi finalista a disputar a Taça de Portugal (ganha pelo Benfica) e conseguiu o 8.º lugar na I Divisão.
A composição da equipa da Académica que disputou a Taça tem nomes que ainda hoje poderão estar lembrados:
_____
À margem
 A Biblioteca - Pólo de Leitura de Bustos vai mudar para a antiga Escola do Corgo. Seria oportuno reactivar o «Grupo de Amigos da Biblioteca» para acompanhar o processo de mudança de instalações e apoiar a sua dinamização. Hoje a 'biblioteca' não é apenas armazém.

Sem comentários:

Enviar um comentário