26 de agosto de 2010

HOJE É DIA DA CIDADE

Sob este título, Jorge Mendonça publicou no seu blogue FALEMOS SINCERAMENTE um texto sobre a data que hoje se comemora.
Texto para o qual chamo a atenção, concordemos ou não com tudo o que ali se escreve.
No dia 26 de Agosto de 2003, foram publicadas no Diário da República 3 Leis da Assembleia da República, leis essas que elevaram a vila de Oliveira do Bairro a cidade e cada uma das povoações de Bustos (Lei n.º 80/2003, de 26 de Agosto), Mamarrosa, Palhaça e Troviscal, a vila. Tais leis foram aprovadas por unanimidade pelos deputados da Nação. Não ignoramos que as propostas de lei saíram da pena do então deputado Dr. Acílio Gala, que entretanto deixara o seu cargo de Presidente de Câmara do nosso município para ir dar uma “perninha” ao Parlamento de Portugal.
Sobre a matéria, aconselho a leitura dum texto publicado em 3 de Agosto de 2004 no BUSTOS – DO PASSADO E DO PRESENTE (Aldeias para quê ou os irredutíveis gauleses), onde referia que só a “Aldeia da Quinta Nova” do nosso Rafael manteve os seus pergaminhos. De facto, temos um concelho onde o que não é cidade é, pelo menos, vila.
- Perguntarão: o que ganhámos com o pleno das elevações? A meu ver, nada, a não ser que se entenda que o novo-riquismo é um sinal de desenvolvimento social.
26/8/2005: Manuel Simões Luzio recebe a Medalha Municipal de Mérito Autarca, Grau Prata

Seja como for, se é certo que voltámos ao tradicional feriado municipal da 5ª feira da Ascenção, também mantivemos a efeméride de 26 de Agosto.
O que não se entende é que o actual executivo municipal se limite este ano aos costumeiros jogos inter-freguesias e a uma sessão de fogo de artifício.
Ninguém duvida que uma comunidade moderna precisa de valorizar, divulgar e aprofundar os seus valores, até como forma de afirmar a sua cidadania.
O que vai muito para além de jogos de convívio entre as 6 freguesias e de foguetório de rua.

Sem comentários:

Enviar um comentário