21 de maio de 2009

João Pedro Bénard da Costa (1935 - 2009) - prestigiou a cidadania

Com a devida vénia, transcreve-se de Diário Digital/Lusa
aqui
Morreu João Bénard da Costa, aos 74 anosJoão Bénard da Costa, presidente da Cinemateca, morreu hoje em casa aos 74 anos, disse à agência Lusa fonte próxima da família.
João Bénard da Costa, que foi subdirector da Cinemateca Portuguesa desde 1980 e director de 1991 a 2009, foi substituído na direcção da Cinemateca Portuguesa em Janeiro último por Pedro Mexia devido a problemas de saúde.
Nascido em Lisboa em 1935, João Pedro Bénard da Costa, licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas, foi um dos fundadores da revista O Tempo e o Modo, dirigiu o Sector de Cinema do Serviço de Belas-Artes da Fundação Calouste Gulbenkian e presidia à Comissão Organizadora das Comemorações do Dia de Portugal.
Homem desde sempre ligado ao cinema, João Bénard da Costa dedicou-se ainda à crítica e ao ensaio, tendo participado como actor em vários filmes, grande parte dos quais de Manoel de Oliveira.
Pelo trabalho à frente da Cinemateca, Bénard da Costa foi condecorado em Setembro passado pelo ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro com a medalha de mérito cultural.
Diário Digital / Lusa quinta-feira, 21 de Maio de 2009 10:04
Uma nota:
Bénard da Costa partiu muita pedra na construção do caminho da Democracia. Através da Arte tentou elevar o estatuto de Cidadão.
A vida e Obra de Bénard da Costa deve ser estudada e com brevidade. Para benfício do nosso húmus. Convém recordar que por motivo dos "interesses jornalísticos", os discursos proferidos nas comemorações do Dia de Portugal vinham fortemente truncadas.
Partiu o Mestre.
É urgente ir ao deserto procurar um discípulo de João Pedro Bénard da Costa.
sérgio micaelo ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário