27 de setembro de 2014

CARLOS LUZIO  10º aniversário da sua morte

Uma breve Homenagem






Uma carta para ti... Algures...


Dez anos que passaram num piscar de olhos.
Desde o momento da tua partida decidi remeter-me ao silêncio e guardar para mim as lembranças do passado, as lembranças dos episódios das nossas vidas...nem imaginas as saudades que continuas a despertar nos nossos corações. Continua a ser um bate-bate muito forte!


Lembras-te das mil e uma conversas pela noite dentro, na casa dos Manolos, lá em cima na tua salinha; as discussões filosóficas sobre a vida, sobre o amor, sobre as pessoas... Só depois da tua morte fiquei a saber da tua escrita. Perguntei-me várias vezes porque o terias ocultado, porque não quiseste partilhar as tuas palavras, a tua poesia...Acabei por resignar-me ao longo do tempo e a achar que seria o teu baú, a tua vida...“Terrivelmente Só” . Acreditavas que escrevias “Poemas que se cobrirão de pó, Quando morrer, algum dia...”. Soubeste que fizeram um livro, com eles, com os teus poemas! Que bela forma de continuares por aqui, como brisa no passar de uma folha.


Desfiando ainda as nossas memórias, lembras-te de quantos filmes vimos juntos, que partilhámos... já para não falar das tuas longas metragens de realizador! Sempre que íamos de viagem levavas a tua câmara de filmar e congelavas a tua realidade do momento. Depois, só queríamos chegar a casa para rever as filmagens. Ler “Ainda estou vivo” no teu Pescador de Sonhos é ver o Sétimo Selo do Bergman.
E a música? Como esquecê-la? Tantas horas passadas.... e quando a mãe Silia se juntava a nós e partilhávamos todos de uma mesma emoção?! A música tem destas coisas e tu bem o sabes, pois que a levavas para toda a parte.

Foste embora cedo de mais. Já não conheceste a Ana. Apresento-a agora aqui, a oferecer-te a Pavana Para Uma Infanta Defunta, de Maurice Ravel, interpretada por ela em nossa casa. Ficámos com o teu livro, a tua poesia e o som do piano pela noite dentro.

Obrigado por tudo o que nos deixaste a todos e continua a sorrir assim, para todo o sempre.
Cuida-te e cuida os que agora estão contigo!


Com muitas saudades, teu sobrinho.
Paulo Luzio 

 
 
ps: Pavana.wmv



2 comentários:

  1. O tempo passou rápido. Mudamos de casa, de perspetivas, o cabelo vai tomando uns fios brancos.. O mais interessante é a influência que, mesmo depois de partir, o tio pode ter - especialmente em ti. E então percebemos como dez anos passaram, de facto, num piscar de olhos.

    ResponderEliminar
  2. Bela homenagem. Este vosso tio merece-a!
    Saudades.... Ele está sempre presente.

    ResponderEliminar