
No que ao orgulho de pertença diz respeito, deve ter contribuído, consciente ou inconscientemente, a luta pela autonomia da freguesia e a memória das suas realizações socioculturais e desportivas.
O animado sentido de justiça e democracia participativa que tanto caracterizou a vida comunitária, e que tanto contribuiu para o seu desenvolvimento, tem vindo a ser substituído pelo húmus da discórdia político-partidária e o nós, desmembrado em grupos de interesse, onde está pouco presente, para não dizer ausente, o interesse colectivo da comunidade que somos.
Contudo, o espírito de união ainda está presente no futebol – Na União Desportiva de Bustos. O futebol é ainda a manifestação da democracia participativa da comunidade bustoense. No futebol, a comunidade é mais importante do que os partidos políticos e os interesses grupais instituídos.
Nem tudo está perdido, é preciso restaurar, seguindo o exemplo do futebol, a democracia participativa de outrora. Bustos não se deve tornar no local onde estamos, antes dar lugar à comunidade que somos.
C. Bolandas
Sem comentários:
Enviar um comentário