7 de março de 2013

HÁ FUTEBOL NO SOBREIRO




A nova direção do União Desportiva de Bustos conseguiu o feito de trazer de volta o futebol ao Campo Dr Santos Pato. Não só resolveu os problemas com a Federação, como trouxe as escolas do Beira Mar até nós. Está em execução a primeira fase de um plano que visa dar estabilidade financeira ao clube de forma a poder retomar a atividade desportiva.


No passado fim-de-semana foram muitos os jogos realizados. Os infantis, os juvenis e o juniores do Beira Mar defrontaram as equipas de Estarreja, Requeixo e Albergaria a Velha. Valeu ver a habilidade da miudagem. Temos craques.

Sérgio Pato

5 de março de 2013

9º Corta-mato de Oliveira do Bairro. 17 Março.

As inscrições devem ser realizadas no portal www.atletas.net até ao dia 14 de Março.


A 9ª edição do Corta-mato de Oliveira do Bairro será disputada no próximo dia 17 de Março, na pista de cross do lugar da Serena de Oliveira do Bairro, a partir das 9:30H, com provas para todos os escalões.


Será uma organização da ADERCUS – Associação Desportiva Recreativa e Cultural da Serena, com o apoio da Câmara Municipal de oliveira do Bairro, e do comércio e industria locais.

O evento terá início às 9:30H com a prova de infantis masculinos e femininos, nascidos em 2000 e 2001, que correrão 1.000m; segue-se às 9:40H os iniciados masculinos e femininos, 1998 e 1999, 2.000m; 9:55H, juvenis masculinos e femininos, 1996 e 1997, 3.000m; 10:15H, juniores masculinos e femininos, 1994-1995, 4.000m; 10:40H benjamins masculinos e femininos, 2002 e anos posteriores, 500m; 10:45H, seniores e veteranos femininos, 1993 e anos anteriores, 6.450m; 11:20H, seniores e veteranos masculinos, 1993 e anos anteriores, 9.630m.

Todos os atletas que concluam a prova serão brindados com uma t-shirt alusiva ao evento e outros brindes. Os 3 primeiros classificados de cada prova irão receber um troféu, havendo ainda prémios monetários para os atletas seniores e veteranos. 

4 de março de 2013

DIA DA MULHER COM JANTAR CONVÍVIO




No próximo dia 8 de Março comemora-se o Dia da Mulher. Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".
De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo. Também em Bustos a data tem vindo a ser comemorada, o que volta a acontecer este ano. A festa está marcada para o dia 8, sexta- feira, no restaurante “2 Telheiros”, no Sobreiro. O jantar buffet está marcado para as  20h30 e será animado pelo agrupamento musical,  Quarteto Genérikos

ADERCUS [SERENA] NO PÓDIO EM COIMBRA



Decorreu no sábado de manhã, em Coimbra, no Parque da Canção, a edição de 2013 dos campeonatos nacionais de corta-mato curto para seniores e o campeonato nacional de veteranos. Estiveram também em disputa os nacionais escolares e universitários, nos quais a ADERCUS teve no pódio dois atletas, representando as respectivas instituições escolares.
 No campeonato nacional de corta-mato, da versão curta, cuja distância é de 4.000m, a ADERCUS contou com o contributo de Sara Carvalho, que foi a 9ª classificada, Joana Nunes 10ª, Elisabete Azevedo 22ª, Carina Marques 26ª, Mónica Simões 29ª, e Rute Silva 42ª.
Pódio Sénior feminino cross curto, 1º Sporting CP, 2º UD Várzea, 3º ADERCUS
Mesmo sem contar com Carla Martinho, que mais tarde se sagrou campeã nacional de veteranos, a equipa voltou a subir ao pódio, tendo conquistado o 3º lugar, atrás do Sporting CP, que foi a equipa campeã nacional, e da União Desportiva da Várzea, de Felgueiras, a vice-campeã.

Quanto ao desempenho individual das atletas, Sara Carvalho se apresentava como a atleta mais cotada da equipa da Serena, de Oliveira do Bairro, desde cedo que assumiu um lugar entre as dez primeiras atletas. Tendo entrado na reta da meta no 8º lugar, mas no sprint final perdeu um lugar para Catarina Gonçalves (UD Várzea). Joana Nunes realizou uma prova mais cautelosa e foi conquistando lugares progressivamente, tendo chegado ao 10º lugar, que foi o melhor da sua carreira desportiva. Elisabete Azevedo, a recuperar a sua forma nas últimas semanas, após uma doença, realizou uma prova regular, demonstrando subida de forma face ao seu desempenho uma semana antes, no campeonato das Beiras, disputado em Vagos. Carina Marque foi a atleta que fechou o quarteto de atletas pontuáveis para o campeonato, tendo conquistado vários lugares na segunda metade da corrida, que se demonstraram fundamentais na altura de fazer as contas da pontuação final de cada clube. Destaque ainda para a classificação da jovem Rute Silva, que foia 13ª classificada, entre as atletas sub-23.
Carla Martinho
 Na última corrida, disputou-se o campeonato de veteranos, no qual Carla Martinho manteve um duelo durante toda a prova com Elisabete Lopes (NA Taipas), tendo-se superiorizado na reta da meta, para conquistar o título com uma vantagem confortável sobre a meta.
Daniel Moreira
 No campeonato escolar, Daniel Moreira, aluno da Escola Secundária com 3º Ciclo de Anadia, sagrou-se vice-campeão nacional de juvenis, após uma prova discutida até aos últimos metros por um quarteto de atletas.
 Nos iniciados, Beatriz Rodrigues, aluna do Instituto de Promoção Social da Bairrada, foi a 8ª classificada, sendo de realçar que em 2014 irá correr ainda no mesmo escalão.
Sara Carvalho
 Sara Carvalho, representando o Instituto Politécnico do Porto, foi também a 3ª classificada do campeonato Universitário, uma semana após ter conquistado o título de campeã de 3.000m, em pista coberta.
 Segue-se no próximo domingo a disputa de mais um campeonato, que decorrerá em A-dos Cunhados, Torres Vedras, que será o nacional de corta-mato longo para seniores, juvenis e juniores, no qual a ADERCUS estará presente também com os atletas mais jovens, num corta-mato extra-campeonato.
(ADERCUS)

3 de março de 2013

ESTAÇÃO ELEVATÓRIA EE55 - Rua do Coval (Palhaça) já funciona


A ADRA anunciou  para 3 de Janeiro de 2011 o início  dos ‘trabalhos de instalação de infraestruturas “ da Rede de Drenagem de Águas Residuais do Sobreiro, Póvoa e Zona Central de Bustos”. 
Os painéis informativos da obra foram colocados em locais estratégicos.
Em fins de Janeiro e princípios de Fevereiro'2011, a Rua do Coval (Palhaça) era palco das obras.
No Dia de Bustos'2012 já existia a Estação Elevatória (EE 55) da Rua do Coval - Palhaça. ainda não funcionava por falta de implantação da rede  de distribuição  da energia eléctrica

o tempo foi passando e o problema foi resolvido.
A EE 55 (Palhaça - Rua do Coval) já está ligada à rede eléctrica.
 A ligação foi concluída  alguns dias antes de 8.02.2013. (informação local, não confirmada)
_________

2 de março de 2013

O OLHAR DE SOFIA (CRÓNICA)





DESCOBERTA

Acho que descobri o que sou. Uma observadora. Que consegue integrar-se em meios muito diferentes, nunca deixando de ser eu própria. Descobri também a complexidade do ser humano. É claro que eu sabia que o ser humano é cheio de complexidades, mas pensar nisso a fundo é algo que nunca tinha feito.
De repente encontro-me num local, onde tenho que coexistir no mesmo espaço físico (restrito) com variados tipos de pessoas. Existem pessoas que simplesmente não falam, com medo de que algo que possam dizer seja mal interpretado ou não tenha interesse. Por vezes eu própria sou assim...
Há aqueles que gostam de ser o centro das atenções. Este grupo divide-se em, no mínimo, dois sub-grupos: aqueles que falam alto para se destacarem, não interessa que digam a maior parvoíce do mundo, que falem mal dos outros, que falem bem desses mesmos outros quando os mesmos estão presentes, ou que simplesmente tentem ser engraçados, muitas vezes para remediar uma situação em que afinal a pessoa de quem diziam mal até estava presente...
Depois há as vítimas. Nesse grupo, as pessoas discutem entre si(depois de se assegurarem que, para além da pessoa com quem estão a falar, têm uma audiência significativa), quem tem uma doença mais grave, a quem aconteceram mais desgraças, quem tem a dor mais forte, quem engordou mais por causa da medicação, quem tem um marido pior, quem "já passou mais na vida". E podem estar horas nisto: " Ando aqui no hospital há 13 anos sempre nisto, não há maneira de ficar curada!" "E eu? Já cá estou metida há 6 meses e nem sei quando vou ter alta...estou farta desta porcaria!" "Olha, houve uma vez em que cá estive quase um ano, fizeram-me todos os exames e mais alguns, e não descobriam o que eu tinha!" "Ai, por falar em exames, fiz um na semana passada, tu nem imaginas as dores que aquilo dá!". E pronto, a conversa interminável sobre quem é a maior vítima continua até serem horas de ir para casa.
Há ainda os que estão na vida por estar. Sabem que têm uma doença, mas pouco lhes importa. Vagueiam pelos corredores, sem conversar muito com ninguém, à espera que o tempo passe, voltem para casa, e tudo volte ao mesmo, já que melhorar não é um objectivo, apenas estão onde os mandaram estar, e assim vão estando.
Depois há os engatatões. Uma pessoa do sexo feminino tem sempre encantos para eles. Hão de elogiar alguma coisa, quanto mais não seja o nome. São como abutres. Buscam, buscam, e acabam por encontrar quem caia na ladainha deles. Não importa se são comprometidos, casados ou solteiros, é algo que lhes está no sangue...

Existem ainda os protectores. Os que andam sempre a ver se os outros estão bem, e muitas vezes se esquecem deles próprios. Também me incluo neste grupo. É perigoso ser deste grupo. Porque alguém de um dos outros grupos pode interpretar mal a preocupação e dar-lhe um significado distorcido. No entanto, é tão gratificante estar com alguém que num momento chora, e depois de estar um pouco connosco, e o distrairmos, vermos um sorriso nesse rosto outrora triste e fechado!
Por fim, há aqueles que supostamente estão a tomar conta das pessoas. E que, também supostamente, são superiores em termos hierárquicos. E que ficam chateados quando alguém de um dos grupos supra citados mostra ser mais inteligente ou saber mais sobre alguma coisa do que eles. Não todos, alguns dão valor a quem demonstra esse tipo de qualidades, mas a maior parte não esconde a inveja e começa pela calada a tentar ferrar os calcanhares desses "espertinhos, que quem são eles para acharem que sabem mais do que elas?"

Ficam particularmente felizes quando essas pessoas infringem uma das regras. E aí perseguem-nas e fazem "queixinhas", apresentando-se logo a seguir com um sorriso no rosto. Ai, como são irritantes estes seres...mas pior é para eles, afinal de conta vão toda a vida achar que são algo que não são...
Esta análise resume-se a uma amostra de cerca de 20 pessoas. Que durante 7 horas seguidas estão no mesmo local. E se relacionam. Apesar da sua complexidade e das suas diferenças. Não é fascinante? O ser humano, pelo meio da complexidade, tem uma capacidade de adaptação inata. Nem que seja só uma falsa adaptação. Às vezes - diria que a maior parte delas - uso a falsa adaptação para poder observar por dentro cada pessoa. E no fim acabo por me sentir um pouco mais sábia. Não superior a qualquer um deles, um ser humano, apenas, com os seus defeitos e características, mas que consegue conviver com todos eles. É bom sentir isso.

Resumindo: aquela história do "todos diferentes, todos iguais" é mesmo verdade. E é em locais como um hospital que conseguimos ver isso. Ninguém está imune ao que quer que seja, independentemente da sua maneira de ser, sabedoria, hierarquia ou mesmo condição económica...todos estão dentro das mesmas paredes, com problemas parecidos.
Não é perigosamente fascinante saber que todos, no fundo, somos só e apenas...seres humanos?
Beijinhos e abraços,

Sofy

1 de março de 2013

EM DEFESA DOS CAMINHOS RURAIS


Os presidentes das Juntas de Freguesia de Oiã e de Bustos, respetivamente Dinis Bartolomeu e Duarte Novo, mostraram-se preocupados, na última Assembleia Municipal, com a destruição dos caminhos rurais, provocada pelos madeireiros.
Dinis Bartolomeu diz que “o mau tempo deu origem a centenas de árvores caídas que foram retiradas por tratores e madeireiros que danificaram os caminhos”.
O autarca afirma que “existem caminhos que estão completamente intransitáveis”, sublinhando que “a Junta não tem orçamento para melhorar os caminhos, pelo que seria bom que o presidente da Câmara colocasse a niveladora ao serviço das juntas”.
Já Duarte Novo lamenta também o estado dos caminhos da sua freguesia, defendendo que “é necessário regulamentar a extração de madeira nestas alturas”. “Há caminhos que já estão intransitáveis”, afirma o presidente da Junta de Bustos, sublinhando que “podemos chamar a GNR, mas não é fácil. Temos que ir um pouco mais além”. “É um assunto que deve ser muito bem estudado.”