21 de fevereiro de 2013

UM NAMORO PERFEITO





30º Aniversário do Orfeão de Bustos

O Orfeão de Bustos comemorou o seu 30º aniversário, no passado dia 16 de fevereiro, no Salão Paroquial de Bustos.
Oficialmente constituído a 14 de fevereiro de 1983 – dia dos namorados – o namoro parece ter sido perfeito pois o mesmo dura há mais de 30 anos.
Estando na sua base a criação do grupo coral e o grupo de cantares populares, nada melhor do que assinalar os seus 30 anos com um encontro de coros e a participação do seu grupo de cantares populares.
Assim, pelas 17h00 iniciou-se o encontro de coros com a participação do grupo coral anfitrião, o grupo coral de Ermesinde e grupo coral Magister da Mealhada. Após mais de uma hora de música coral do mais alto nível, foi a vez de se apagarem as velas ao som do grupo de cantares populares.
Este aniversário foi ainda marcado por esta associação ver mais perto a possibilidade de se concretizar o anseio antigo de ter mais espaço para desenvolver as suas atividades, que para além da música cultural e tradicional portuguesa, também se estende a ações sociais, organização de caminhadas, artes decorativas e organização de muitas outras atividades culturais. Aproveitando o momento, a Srª Vice-presidente da Associação aproveitou para pedir à autarquia local e Câmara Municipal, tendo em atenção a presença do Sr. Presidente da Junta de Freguesia e Câmara Municipal, a possibilidade de vir a utilizar espaços agora libertados pela abertura do novo polo escolar, nas antigas escolas – a resposta foi pronta e afirmativa.
Naturalmente o convívio e vivacidade do Orfeão de Bustos ficou bem patente no encerramento das comemorações com a atuação do Grupo de Cantares Populares de Bustos
Um agradecimento à  Câmara Municipal e Junta de Freguesia por terem permitido aumentar o nosso espólio de instrumentos de música tradicional Portuguesa pelas ofertas que nos fizeram, à Fábrica da Igreja pelo espaço cedido, à Padaria Campo Velho de Ílhavo, à ABC Bustos pela cedência de instalações e todos aqueles que permitiram a realização deste evento e continuam a manter viva a esta Associação.

(Mais fotos no Facebook)

20 de fevereiro de 2013

ECOS DA ÚLTIMA ASSEMBLEIA MUNICIPAL







1 - Os deputados Armando Humberto ( P.S), André Chambél (CDS), Duarte Novo (Presidente da junta de  Freguesia de Bustos), e o presidente da Assembleia Municipal Dr. Manuel Nunes, mostraram-se bastante apreensivos e preocupados com  a situação dos Barreiros, já que o processo da exploração dos caulinos continua sobre a mesa.
2 – Prevê-se a apresentação de providências cautelares para breve, numa tentativa legal de impedir a anunciada agregação das freguesias de Bustos Palhaça e Troviscal.
3- Há quem defenda que, dado a discordância das populações e dos legítimos órgãos políticos concelhios, não deveria ser nomeadaa nem tomar posse a comissão instaladora da união de freguesias, prevista funcionar no período de quatro meses que antecede o termo do mandato autárquico em curso.
 4- Confirma-se o abandono da zona industrial de Bustos pelo executivo camarário.

(S.P)

ADERCUS NO 28º GP DE ESTARREJA



 Decorreu no domingo de manhã o 28º Grande Prémio de Atletismo de Estarreja, prova na qual a ADERCUS voltou a subir ao pódio individual e colectivamente, desde os escalões mais jovens até aos seniores.
 SOFIA ALMEIDA VENCE EM AVEIRO E ESTARREJA
Nos benjamins femininos Sofia Almeida voltou a ser a vencedora destacada, na corrida de 800m, um dia após ter sido a vencedora dos 60m do torneio de pista, disputado em Aveiro, com a marca de 8,81seg. Um pouco mais para trás, Érica Matos cortou a meta no 15º lugar.
 MIGUEL MATOS ALCANÇA O TERCEIRO LUGAR
Miguel Matos foi o 3º classificado nos infantis masculinos, tendo cedido o 2º lugar já sobre a meta, enquanto nos femininos, Luana Ferreira foi a 5ª classificada, em crescendo de forma, ao longo das últimas corridas.
 ADERCUS  BEATRIZ RODRIGUES E DANIEL MOREIRA EM SEGUNDO 
Outra das atletas assíduas do pódio, foi Beatriz Rodrigues, que cortou a meta no 2º lugar, em iniciados, que teve como vencedora uma atleta do Porto. Seguiu-se Sofia Bôrras, 11ª, e Solmé Sousa, 15ª, que contribuíram desta forma para o 2º lugar colectivo.
Benjamin  Sofia Almeida  em prova 
Em Juvenis masculinos, Daniel Moreira foi mais uma vez o 2º classificado, enquanto entre os femininos, Inês Silva foi a 3ª e Joana Gomes 8ª.
 ADERCUS É A  TERCEIRA
Na prova de seniores e veteranos femininos, a ADERCUS mostrou a razão pela qual é a 3ª melhor equipa de estrada de Portugal, tendo classificado 6 atletas entre os 8 primeiros lugares.

 CARLA MARTINHO VENCE
Na meta, Carla Martinho foi a vencedora destacada dos 10.000m de prova, com mais de 30 segundos de vantagem sobre Mónica Silva, do Maratona Clube de Portugal. Sara Carvalho fechou o pódio, no 3º lugar, seguida de Joana Nunes, 4ª, Carina Marques, 5ª, Mónica Simões, 6ª, e Rute Silva, 8ª.

De realçar o facto de Carla Martinho aos 36 anos de idade estar a atravessar um grande momento de forma, o que a levou a vencer já três corridas consecutivas, que foram em Cesar, Ilhavo e Estarreja.

Quanto aos atletas masculinos, Fábio Paiva foi o 7º sénior, Christian Dopler 20º, José Veiga 29º, e Paulo Miguel 9º, em Veteranos 2.

Na mesma manhã, Elizabete Azevedo subiu ao pódio da “Corrida Cidade do Porto”, tendo sido a 3ª classificada, uma semana após ter sido a vencedora da “Corrida de Avintes”, em Vila Nova de Gaia.
(ADERCUS)

18 de fevereiro de 2013

TARDE CULTURAL ABRE COMEMORAÇÕES DO 18 DE FEVEREIRO





Iniciaram-se ontem, pelas 14.30 horas, as comemorações do 18 de fevereiro com a apresentação do livro, “Périplo de África no Paquete Vera Cruz” de Vitorino Reis  Pedreiras, pelo seu neto Belino Costa. Este, acompanhado na mesa pela Presidente da Assembleia de freguesia, pela D. Rosa de Jesus e o pintor João Oliveira, referiu que a publicação do livro se devia a um sonho de Mário Reis Pedreiras, e sublinhou a importância de várias gerações de bustuenses que pegaram no exemplo e testemunho de pais e avos e lutaram pelo progresso de Bustos.
A seguir  Clara Aires contou a história da vida de  Rosa de Jesus (Clemente), que seguia emocionada a descrição e o power point  realizado por Telmo Domingues. A encerrar a homenagem a esta lúcida anciã de 90 anos, surgiu o grupo de Cantares Populares de Bustos que interpretou temas tradicionais.
A tarde cultural encerrou com a inauguração da exposição de pintura, “Horas” da autoria de João Oliveira.
A senhora vereadora da cultura chegou quando tudo estava acabado.

Sérgio Pato

Mais fotos no facebook

SEMANA DIÓGENES VIDAL NO IPSB





A "Semana Dr. Diógenes Vidal" decorreu no IPSB desde o dia 6 de fevereiro, dia do seu aniversário, e marcou o dia-a-dia de toda a comunidade escolar.
No dia 6, logo pela manhã, em todas as salas de aula se deu a conhecer a biografia deste pedagogo e impulsionador da educação/promoção social que não deixou indiferente quem com ele conviveu. Assim, todos os alunos ficaram a conhecer melhor a história do homem que, de algum modo, se confunde com a história da própria escola e do desenvolvimento a ela associado. Ficaram, também, a compreender melhor o porquê da realização desta semana quando lhes foi apresentada a Casa de Ramalde da Obra do Frei Gil, casa essa da sua lavra, e que acolhe mais de 30 crianças e jovens socialmente desprotegidos. De seguida toda a comunidade escolar parou as suas atividades habituais para dedicar 15 minutos à leitura, hábito que o Dr. Diógenes Vidal tanto se esforçou por implementar - desde a sala de aula, aos bares, à cozinha, oficinas, jardim à Direção do Instituto, todos pararam para ler. Da parte da tarde, ainda no dia 6, foi oficialmente inaugurada a IPSB TV, um projeto herdado da sua liderança no IPSB, que foi agora levado a cabo pelos professores e alunos do Curso Profissional de Informática e que está a produzir regularmente conteúdos para divulgação interna, com exibição parcial online, em http://www.ipsb.info/ipsbtv/. O final do dia foi assinalado com uma sessão solene sobre a vida e obra do Dr. Diógenes, com a presença de presidentes da junta, da câmara de Oliveira do Bairro e Direção da Obra do Frei Gil. O dia culminou com o descerramento da placa toponímica que assinala a mudança do endereço postal do IPSB para Instituto de Promoção Social de Bustos, Rua Dr. Diógenes Vidal, 3770-017, Bustos.
Durante o resto da semana decorreu uma sessão de poesia e música da responsabilidade do Grupo de Português e da Biblioteca Dr. Diógenes Vidal dedicada à poetisa Sophia de Mello Breyner, cuja obra foi revisitada por professores, alunos, funcionários e demais comunidade educativa, que esteve presente com largas dezenas de pessoas amigas.
O último dia de comemorações teve por artes dominantes a música e o teatro, que seguiram o mote do "Amor em Português", terminando com um desfile de moda sobre hábitos e tradições portuguesas. As "Noites d'Artes" do IPSB voltaram a encantar o numeroso público presente, que encerrou os festejos desta semana ao som dos "Parabéns a Você" dedicados a Frei Gil, que também festejou o seu aniversário no dia 14 de fevereiro.

17 de fevereiro de 2013

TRÂNSITO - Rua N. Sr.ª das Necessidades com sentido único a partir de 2.ª feira

(esboço, s/escala)

Segundo informa a  Câmara Municipal aqui , a partir de segunda-feira-feira, dia 18, na Rua Nossa Senhora das Necessidades, o trânsito circula apenas no sentido sentido Sul-Norte, ou seja do largo da Feira para a nova escola.
Haverá alguma pressão na circulação rodoviária nos momentos de  abertura e fecho da escola. As vias próximas do pólo escolar não têm sinalização horizontal, nem existem passeios, já que pistas para a bicicleta parece não ser possível.
Um pormenor, talvez insignificante, seria proibir a circulação do trânsito na Travessa do Padre, no sentido Norte-Sul. Está certo que haverá pontos negros  no trânsito que o dia a dia irá testemunhar. 

Questões secundárias perante a «inauguração» do pólo marcada para o dia da última comemoração do Dia de Bustos    da Lei n.º 942/1920.  O que interessa efectivamente é o que se passará no interior da muralha.
Bons êxitos, com inspiração,  devoção e muito trabalho.  
Uma interrogação.. O hastear  ou arrear da Bandeira da República em determinados momentos obedecia a normas bem precisas.  Ficou-se na dúvida ver as bandeiras erguidas no sábado à tarde. Talvez seja uma questão secundária. e o significado das bandeiras esteja bastante degradado.

16 de fevereiro de 2013

CELEBRAR BUSTOS E A SUA GENTE



Este é um fim de semana muito  especial para Bustos e a sua gente. Hoje, sábado, comemora-se o 30º  aniversário do Orfeão de Bustos com a realização de um concerto de coros a cargo do Orfeão de Bustos, Orfeão de Ermesinde, Grupo Coral Magister e Cantares Populares de Bustos. Logo depois da realização do concerto, que se inicia pelas 17 horas, haverá um convívio  de confraternização.


Amanhã, domingo, iniciam-se os festejos do 93ª aniversário da elevação de Bustos a freguesia:

Dia 17 de Fevereiro

Sede da Junta de Freguesia:

14h30 - Apresentação por Belino Costa do livro “Périplo de África no Paquete Vera Cruz” de Vitorino Reis Pedreiras
15h30 - Lembramos “Rosa de Jesus do Cabeço” – um trabalho de Clara Aires de lembrança de uma pessoa que muito tem contribuido para a etnografia local – colaboração do  Grupo de Cantares Populares de Bustos.
16h00 - Inauguração da exposição “Horas” – autoria do nosso conterrâneo  João Oliveira

Dia 18 de Fevereiro

9h30 - Hastear das Bandeiras
9h40 - Romagem ao Cemitério
10h30 -Descrição histórica dos passos e acontecimentos que envolveram a criação da Freguesia de Bustos
11h00 -Sessão Solene
11h30 -Porto de honra

Dia 24 de Fevereiro

11h00 - Eucarestia de ação de graças por todos os bustoenses, solenizada pelo Grupo Coral do Orfeão de Bustos
13h00 - Convívio com porco no espeto no parque de merendas da Freguesia- Animação musical