17 de janeiro de 2013

LAVADOURO NUM BECO SEM SAÍDA




Depois da recuperação do lavadouro do Cabeço chegou a vez do lavadouro da Póvoa. As obras já se iniciaram devendo ser concluídas na primavera. O espaço envolvente não deverá sofrer de grande intervenção, mas a atual cobertura do lavadouro será removida. Toda a zona de tanques e lavagem será limpa e arranjada. A placa de azulejos indicando a propriedade da Junta de Freguesia, que está muito danificada, será substituída por uma réplica a ser criada pela artista Susete Alves.



Os acessos, apesar de algum arranjo, continuarão a estar mais perto de um carreiro do que de uma rua. O que é natural dado que começou por ser um carreiro que, como tantas vezes aconteceu, pelo uso e pela necessidade de quem lá construiu habitação se foi alargando em algumas partes. A sul ficou sempre estreito, fechado entre muros, não devendo ter mais de um metro de largura. A norte, logo depois do lavadouro, alargou-se até aos três metros ou pouco mais. Pouco? Mais do que suficiente para os nossos ilustres autarcas ali decidiram espetar uma placa dizendo: “Rua Jaime Pinto”. 



Pois está na hora de exigir que a placa seja consentânea com a realidade e pedir aos senhores autarcas que façam a rua, ainda que modesta, de forma a facilitar a acessibilidade ao lavadouro, tanto a norte como a sul. Essa sim, será uma recuperação a pensar no presente e no futuro. Só assim fará sentido.

15 de janeiro de 2013

SANTO AMARO DE MALHAPÃO RICO ABRE O CIRCUITO ANUAL DAS FESTAS


 Santo Amaro (510 – 15 Janeiro 584, faleceu vítima da peste)

Malhapão Rico, com as celebrações ao Santo Amaro, abre o circuito anual das nossas festas de arraial. Digo nossas, porque estava no calendário. Promessas, petiscos e arraial incorporavam o ritual. A bicicleta era o meio mais usual de transporte, o caminho pela Limeira encurtava a distância. 

O programa ajuda a esquecer o tempo frio.

Mundo Novo - Mexe, mexe Mexilhão 4ª Feira - 15H00, Mundo Novo

*
EM PICOTO - COVÕES  Santo Amaro também foi festejado, fica o programa.

col.sérgio pato

13 de janeiro de 2013

PONTÃO DOS FORNOS RECUPERADO


O pontão dos Fornos foi recuperado e devidamente sinalizado. Só falta agora proceder à limpeza da vala e ao arranjo da estrada.

Foto de Sérgio Pato

CORTEJO CONCORRIDO




O atraso com que se cumpriu a tradição do Cortejo dos Reis não lhe retirou brilho ou afastou o público. Apesar do dia friorento o povo não faltou ao cortejo que, depois do encontro no largo da Capela do S. João, passou pela Feira e terminou no Largo da Igreja. O leilão das oferendas, devidamente apregoado por Carlos Alves, decorreu  animado e com a presença de muito público.

A presença dos cavalos e restantes animais deveu-se à preciosa colaboração da Escola Agrícola de Vagos.

A reportagem fotográfica de Sérgio Pato pode ser consultada no facebook.


ADERCUS SUBIU AO PÓDIO NO NACIONAL DE ESTRADA





















ADERCUS - CONQUISTA BRONZE NACIONAL

Decorreu no domingo de manhã em S. Domingos de Benfica, em Lisboa, a edição de 2013, do campeonato nacional de estrada, no qual a equipa da ADERCUS esteve presente, e mais uma vez subiu ao pódio.

O tiro de partida foi dado às 10:00 horas da manhã, em frente ao Jardim Zoológico de Lisboa, para uma prova de 15.000m de distância, na qual a formação feminina da Serena de Oliveira do Bairro assumiu desde os metros iniciais posições cimeiras, na luta pelo lugar de pódio colectivo.

Carla Martinho liderou a equipa, cujo quarteto de atletas pontuáveis seguiu muito compacto durante grande parte da corrida, tendo sido definidas posições a partir dos 10km. Na meta, Carla Martinho foi a 7ª classificada, com um registo de 53min59seg, Joana Nunes 9ª, 54min51seg, Sara Carvalho 10ª, 55min, Elizabete Azevedo 13ª, 56min22seg, Mónica Simões 24ª, 1h00min48seg, e Carina Marques 25ª, 1h01min08seg.

 De salientar que as 6 atletas da ADERCUS melhoraram os records pessoais aos 15.000m em estrada, o que atesta da qualidade da prestação de todas numa competição em que o objectivo principal era a luta colectiva.
Colectivamente, o vencedor foi o Maratona Clube de Portugal, seguido do Sport Lisboa e Benfica, no 2º lugar, e a ADERCUS foi a 3ª equipa, a escassos 3 pontos do 2º lugar.
(ADERCUS)

11 de janeiro de 2013

ASSEMBLEIA DO ORFEÃO NO DIA 19


Convocatória

Manuel  da Conceição Pereira, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Orfeão de Bustos, convoca todos os associados para estarem presentes na assembleia ordinária que se realiza no próximo dia 19 de janeiro, pelas 19 horas, no salão polivalente das obras socias com a seguinte ordem de trabalho:
1-Leitura e aprovação da ata da reunião anterior;
2-Apresentação, discussão e votação do Plano de Atividades e Orçamento para o ano de 2013;
3-Outros assuntos de interesse para a Associação.

7 de janeiro de 2013

ADERCUS CAMPEÃ DE CROSS CURTO



NO PARQUE  do COTEIRO - MOZELOS
Decorreu no passado domingo de manhã, no parque do Coteiro, de Mozelos, em Santa Maria da Feira, a edição de 2013 dos campeonatos distritais da Associação de atletismo de Aveiro de corta-mato, na versão curta, tendo a ADERCUS revalidado o título distrital de seniores femininos. Individualmente, subiram ao pódio 6 atletas.

Englobado no mesmo evento, estiveram em disputa uma corrida extra, para juvenis masculinos e femininos, e os campeonatos distritais para os escalões de benjamins, infantis, iniciados e veteranos.
 DANIEL MOREIRA – 1º JUVENIL M. 
Na primeira prova em disputa, de juvenis, Daniel Moreira foi o primeiro dos atletas da ADERCUS a cortar a meta com uma vitória folgada sobre o segundo classificado, enquanto entre as femininas, Maria João Batista cortou a meta no 3º lugar e Inês Silva foi a 6ª.
 MIGUEL MATOS – 2º em INFANTIS M.
Em infantis masculinos, Miguel Matos foi o vice-campeão, após ter realizado uma prova muito regular e sempre em crescendo, tendo conquistado lugares até à meta, tendo ficado a 3 segundos do vencedor. Nos femininos, Luana Ferreira foi a 15ª e Ariana Ferreira 27ª.
 INICIADOS FEMININOS LUTA RENHIDA – BEATRIZ RODRIGUES (2.ª)
Nos iniciados femininos, disputou-se uma das provas mais emocionantes da manhã, com a disputa pela vitória entre Beatriz Rodrigues e uma atleta do ACR Vale de Cambra até à linha de meta, com alternância sucessiva do comando da corrida entre ambas e com os últimos metros de corrida em sprint. A atleta valecambrense sagrou-se campeã distrital, tendo a medalha de vice-campeã sido conquistada pela jovem bairradina, que na próxima época poderá ainda tentar subir ao lugar mais alto do pódio do escalão de iniciados. Correram também Sofia Bôrras 18ª classificada, e Salomé Sousa 25ª.
 ADERCUS - Joana Nunes, Mónica Simões, Carla Martinho, Carina Marques, Rute Silva, Elisabete Azevedo e Sara Carvalho
BENJAMINS F. – DESTAQUE PARA SOFIA ALMEIDA
No campeonato do escalão mais jovem em disputa, que foi o de benjamins, Sofia Almeida confirmou a sua superioridade sobre a concorrência e foi uma vencedora destacada.
 Nos veteranos masculinos, esteve também em prova José Fernando Silva, que cortou a meta do 25º lugar.
SENIORES F. – ADERCUS REVALIDOU TÍTULO DISTRITAL
Na corrida de seniores, a ADERCUS reuniu todas as atletas que irão participar no próximo domingo nos campeonato nacionais de estrada, a disputar em Lisboa, e revalidou o título distrital, tendo colocado as 4 atletas pontuáveis nos quatro primeiros lugares. Assim, na classificação individual, Sara Carvalho foi a campeã, seguida por Carla Martinho 2º, Joana Nunes 3ª, e Elisabete Azevedo 4ª. Estiveram ainda em competição Carina Marques 6ª, Mónica Simões 9ª, e Rute Silva 13ª, que foi a 4ª classificada em sub-23.
EM AVEIRO
 BENJAMIM F.  - SOFIA ALMEIDA VENCE
No passado sábado, à tarde, decorreu um torneio de pista de preparação, na pista de atletismo da Universidade de Aveiro, no qual a atleta benjamim Sofia Almeida correu a prova de 150m, tendo sido a vencedora, com a marca de 20,93seg, que ficou a escasso centésimos do record distrital do escalão maior de infantis, que é de 20,48seg.
 ANA CATARINA ALMEIDA  - 2. ª JUVENIL F. em 800m
Ana Catarina Rodrigues, atleta juvenil de primeira época, correu a prova de 200m, tendo sido a 4ª classificada, com a marca de 30,00seg, e ao final da tarde, foi a 2ª classificada dos 800m, com 2,46min.
ADERCUS

6 de janeiro de 2013

CORTEJO DOS REIS MAGOS




Em boa hora a comissão de festas do S.Lourenço considerou por bem investir o lucro da última festa na instalação de uma equipamento de restauração e bebidas no novo salão paroquial. As excelentes instalações podem agora ter um uso mais constante, servindo de forma mais eficaz a vida social e cultural da nossa terra.
A obra teve um custo final de 6.394 euros, mas graças à receita previamente existente (3.360 euros) e à colaboração de quatro  bustuenses que pretendem continuar anónimos, tudo foi concretizado a bom tempo e com bom gosto. A inauguração aconteceu no dia 30 de Dezembro, realizando-se no dia seguinte a passagem de ano, com  uma festa que mobilizou mais de 120 convivas, e foi animada pelo grupo musical Os Únicos.

Entretanto a Fábrica da Igreja anuncia para o próximo dia 13 de janeiro, pelas 12h30, a realização do tradicional Cortejo dos Reis Magos, que terminará com o leilão das ofertas.

NB c/ Sérgio Pato

3 de janeiro de 2013

COVÕES - MONUMENTAL PRESÉPIO. CONCERTO ENCERRA EXPOSIÇÃO


O horário de abertura da exposição ao público é o seguinte:     
- Sábado (5 de janeiro) – das 15.00 às 19.00

- Domingo (6 de janeiro, encerramento)das 11H00 às 13H00 e das 15H00 às 19H00

- O  concerto de encerramento começa às 16H00 -


De 2ª a 6ª feira – Disponível para grupos (Escolas, Centros Sociais, etc.) –  
por marcação
- telefones 96 432 13 18 (Manuel Ruivo)
ou  93 450 79 00 (Messias Simões).
 *

A Direção da Casa do Povo de Covões e
A Direção da Associação de Arte e Cultura do Concelho de Cantanhede,


Convidam Vª Exa a visitar o 28º Presépio Monumental, instalado no Salão da Casa do Povo de Covões.



O 28º Presépio Monumental construído pelo Mestre Eduardo “Madeirense” já recebeu mais de 2.000 visitantes desde a sua abertura a 09 de Dezembro.

Para além de várias instituições do concelho de Cantanhede (escolas, IPSS e catequese) recebemos a visita de vários grupos dos concelhos de Mira, Vagos, Anadia, Oliveira do Bairro, Coimbra, Figueira da Foz e Aveiro.

PROGRAMA DE ENCERRAMENTO
O Presépio Monumental encerrará no domingo dia 06 de Janeiro, Dia de Reis, com a atuação -  pelas 16 horas -  de:
- Coro Litúrgico de Santo António (Covões)
- Grupo de Jovens da ARCUMA (Malhada)
- Grupo de Cavaquinhos (Aveiro)
- Mini Banda da União Musical Sto António (Covões).
2013